Estudo da Mastercard revela que apenas 30% dos portugueses dizem fazer compras online uma vez por mês, enquanto 81% compra as suas viagens online e 80% utiliza carteiras virtuais para as suas compras online.
O estudo sobre comércio online encomendado pela Mastercard agora revelado indica que 90% dos portugueses fazem compras online, sendo que apenas 30% fazem essas compras, pelo menos, uma vez por mês e outros 30% o fazem a cada 2/3 meses.
Este comportamento é identicamente transversal às várias gerações. Os artigos que mais compram são de lojas de roupa/calçado/acessórios, que consistem em mais de 21% das preferências. A seguir, as preferências vão para o ebay, com 20%, e para a Fnac, com 18%. Curiosamente, o site chinês Aliexpress já é o preferido por 18% dos portugueses para as suas compras.
A forma de pagamento mais utilizada nestas compras ainda é a referência bancária. O cartão virtual é o segundo método de pagamento mais utilizado (35%), seguido, depois, pelo cartão de crédito (29%) e pela transferência bancária (18%).
Leia também | Apple Card, o cartão de crédito no telemóvel sem taxas que dá dinheiro ‘vivo’
No domínio do turismo e lazer, 81% dos portugueses refere comprar online viagens e reservar estadias e paga maioritariamente com cartão de crédito (42%). Já quando vai de férias, cerca de metade dos portugueses levanta dinheiro para levar consigo, cerca de 10% levanta dinheiro no destino e cerca de 35% paga todas as despesas no destino com cartão.
Ainda em sintonia com estes números, apenas 28% dos portugueses dizem ter apps de mobilidade e, destes, 87% preferem a Uber.
Ao nível das carteiras virtuais, 80% dos portugueses utiliza-as para as suas compras online e a preferida é a Paypal, com 71% das escolhas.