Publicidade Continue a leitura a seguir

Quadro feito por inteligência artificial vendido em leilão por 380 mil euros

Le Comte de Belamy, pelo sistema da Obvious.
A assinatura com fórmula matemática do sistema de IA.
Um dos 11 quadros feitos pelo sistema da Obvious, quase todos retratos da família Belamy.
La Baron de Belamy
Quadro Edmond de Belamy em exposição na Christie's.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A peça de arte feito num programa de inteligência artificial foi vendida num leilão da Christie’s por 45 vezes mais do que o preço mais alto estimado.

A inteligência artificial parece ter vindo para ficar e o interesse que está a suscitar chegou ao mundo da arte. Há dois meses a Christie’s anunciou um leilão do primeiro quadro feito por um programa de inteligência artificial e as expetativas foram 45 vezes superadas. O quadro Retrato de Edmond Belamy foi vendido por 432.500 dólares (380 mil euros).

A obra de arte foi criada por uma empresa um grupo de arte chamado Obvious e baseado em Paris, que usou um algoritmo e os dados de 15 mil quadros pintados entre os séculos XIV e XX para chegar a resultado final. Tornou-se na primeira obra feita por inteligência artificial a entrar num leilão relevante, indica a Christie’s.

O grupo de arte inclui Hugo Caselles-Dupré, Pierre Fautrel e Gauthier Vernier, e usa um método chamado GAN que explora a interseção entre arte e inteligência artificial. Na zona da assinatura o quadro tem uma equação que foi usada na criação da obra. O processo envolve alimentar o algoritmo com vários quadros, depois ele gera uma imagem baseada na diferença entre o original e o trabalho desenvolvido pela próprio algoritmo.

Em fevereiro, a Obvious vendeu a sua primeira peça, Le Comte de Belamy, para o colecionador sediado em Paris por € 10.000. “Todo o processo consiste em ter a menor participação humana possível na peça acabada”, diz Gauthier Vernier, um dos três franceses de 25 anos que começaram a Obvious em abril de 2017 a partir do seu apartamento em Paris. Desde então, ensinaram um computador tudo que há para saber sobre história da arte e mostraram-lhe como fazer ele próprio o  trabalho de pintura. Foi assim que a Obvious produziu 11 obras de arte, tendo a ajuda da inteligência artificial. Resta saber se todos serão vendido por um valor tão alto quanto este.