Gerar senhas virtuais, identificar o número de clientes na loja, evitar filas e tempos de espera é o que a nova solução da Noesis pretende proporcionar, especialmente, dirigida ao setor do Turismo, Retalho e Espaços/Serviços Públicos.
Com a reabertura de cada vez mais espaços, após o atual período totalmente atípico e inesperado a Noesis, consultora tecnológica internacional, desenvolveu uma solução com o objetivo de auxiliar as organizações neste momento, através da gestão de filas.
Em comunicado, a empresa com escritórios em Portugal, Brasil, Holanda, Irlanda e EUA, explica que perante o atual período de incerteza o setor do turismo e do retalho viu-se obrigado a implementar novas regras, nomeadamente, de gestão dos seus espaços.
Devido às novas necessidades das empresas destes setores, a Noesis tenta assim apresentar uma solução para “as organizações / lojas que necessitam de controlar o número de clientes que está presente fisicamente nos seus espaços”, até porque ” tornou-se essencial evitar filas físicas e garantir que os clientes possam esperar em segurança e conforto”.
A solução desenvolvida tem como base tecnologia da Microsoft – Microsoft 365 e o serviço de armazenamento na cloud Azure – e “permite gerir filas virtuais e evitar filas físicas ou aglomerações de clientes e gerir a experiência de visita ao espaço de forma totalmente digital, integrada com os dispositivos móveis dos clientes e sem necessidade de contacto físico”.
A solução agora apresentada serve para gerir ‘senhas’ virtuais, notificar os utilizadores quando chega a sua vez ou agendar visitas, por exemplo, “transmitindo a confiança e segurança necessária neste novo normal ao visitante, bem como aos colaboradores e permitindo uma gestão eficaz e de acordo com as exigências legais e sanitárias”.
A Noesis garante a o novo sistema possibilita também melhorar processos, garantindo maiores níveis de eficiência na gestão dos espaços e dos respetivos visitantes com enfoque na segurança, simplicidade e rastreabilidade. Um dos exemplos dados é que permite que todos os colaboradores de uma loja tenham acesso às mesmas informações, em tempo real, sobre número de pessoas em loja, entre outros indicadores.
“Estas funcionalidades permitirão uma melhor coordenação entre os funcionários do espaço, para além de, igualmente importante, permitir também às organizações / lojas melhorar os rácios de custos e efetividade de espaços em trabalho físico ou remoto, interligando dispositivos e sensores de forma inteligente (IOT)”, é indicado
“Acreditamos que o setor poderá renovar-se e assegurar a forma como fornece os seus serviços, quer em âmbito público, quer privado”, diz Rodolfo Luis Pereira, Enterprise Solutions Director da Noesis. O responsável refere que “é, neste sentido, que surge esta solução, uma vez que as filas de espera, assim como o tempo que demoram são uma complicação para muitas organizações / lojas, sobretudo, nesta altura em que todos os dias são definidas novas regras de segurança”.
Se existir a possibilidade de os estabelecimentos conseguirem gerar tickets virtuais para os seus clientes, no qual estes passam a ter acesso direto através do seu smartphone, assim como a um conjunto de informações, tais como: identificar o número total de clientes permitidos na loja, solicitar um ticket, saber qual o número do ticket naquele momento e qual o seguinte, “o processo torna-se muito mais fácil e eficiente, evitando a criação de filas desnecessárias,” conclui.
Quinta-feira, 18 de junho, pelas 16h00, a Noesis, irá apresentar um Webinar com esta temática.