Conheça os smartphones que emitem mais e menos radiações

Nove dos dez smartphones que emitem um maior nível de radiações são de fabricantes chineses – o décimo elemento é um iPhone.

Os telemóveis emitem radiações, uns mais do que outros. Este facto levou nos últimos anos à realização de vários estudos sobre os potenciais efeitos nocivos desta radiação para a saúde das pessoas – os estudos mais recentes não encontram uma ligação direta entre o uso de telemóveis e o aparecimento de células cancerígenas.

Mas isso não impede que se faça uma análise aos níveis de radiação emitidos pelos diferentes modelos. Na Alemanha, a Agência Federal para a Proteção de Radiações tem uma base de dados pública sobre as análises que à taxa de absorção específica (SAR na sigla em inglês) dos smartphones – a métrica para avaliar os níveis de radiação.

Quando mais baixa for a pontuação SAR, então menos radiações esses smartphones emitem. A publicação Expansion, juntamente com a empresa de analítica Statista, reuniram dados publicados a 8 de agosto e compilaram uma lista daqueles que são os smartphones que emitem mais e menos radiações.

Leia também | São os ‘Cristiano Ronaldo’ dos smartphones. Conheça os 20 melhores do mundo

É preciso ter em consideração que só os equipamentos das marcas Apple, BlackBerry, Google, HTC, Huawei, LG, Motorola, OnePlus, Samsung, Sony, Xiaomi e ZTE foram analisados – ainda que estes estejam entre as que mais vendem a nível global. No caso específico dos smartphones com maiores níveis de radiação, também influencia o facto de alguns dispositivos suportarem dois cartões SIM e outros não.

Na galeria em cima pode encontrar os dois rankings: da 30ª à 16ª posição encontra os equipamentos com menores níveis de radiação; já da 15ª posição à 1ª posição encontra os equipamentos com os maiores níveis de radiação.