Publicidade Continue a leitura a seguir

Saiba quais os smartphones que vão ficar sem WhatsApp em 2019

Stickers: há anos que os pequenos bonecos dos stickers figuram no Facebook ou no Messenger. Agora, chegam também ao WhatsApp. A partir do ícone de emoji, encontra um novo ícone, com um pequeno autocolante. Também é possível descarregar mais stickers, através do ícone de ‘+’, no canto do ecrã.
Chamadas de grupo mais fáceis: até aqui, sempre que queria iniciar uma conversa de vídeo ou voz era preciso enviar primeiro o convite a um amigo e só depois adicionar os restantes ao grupo. Com as novas atualizações, o WhatsApp já permite começar uma conversa de grupo de uma forma mais fácil. Está a chegar primeiro aos utilizadores de iOS.
Pré-visualização de vídeos: ainda no campo das hipóteses está uma funcionalidade que pode dar algumas dores de cabeça – a de pré-visualizar vídeos diretamente através da barra de notificações. Isto estará a ser testado primeiro para o iOS.
É mais fácil responder a mensagens: em chats de grupo, onde normalmente há muita confusão, dá jeito responder a mensagens diretamente, mencionando a mensagem específica. Agora é mais fácil responder a determinado tópico de conversa: basta deslizar para a direita, poupando o número de toques no ecrã. Foto: REUTERS/Dado Ruvic
Partilhar o contacto através de QR Code: também ainda está no campo das promessas, mas a ideia é que se torne mais fácil partilhar a sua informação de contacto, sem que seja preciso ditar números de telefone.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Aparelhos como o iPhone 4 ou o Samsung Galaxy S deixam de poder ter a app de mensagens instantâneas mais popular da atualidade.

Com os avanços tecnológicos há muitos aparelhos que ficam pelo caminho e se tornam obsoletos em pouco tempo. Por um lado, isso ajuda as empresas a ganharem mais dinheiro já que os seus clientes sentem-se cada vez mais pressionados em comprar em pouco tempo novos produtos, por outro ficam também com produtos mais avançados e eficientes.

O WhatsApp, como serviço de mensagens instantâneas cada vez mais amplo e completo que é, publica todos os anos a lista de terminais que continuam a ser compatível com a popular aplicação no próximo ano. Ou seja, há vários aparelhos que ficam pelo caminho. A culpa é do ritmo frenético de atualizações que o serviço tem sofrido, algo que aumentou desde que o Facebook passou a dominar a aplicação. Com cada nova atualização chegam novas funcionalidades.

De acordo com o Whatsapp, todos os telefones Android que usem a versão do sistema operativo 2.3.7 ou anterior, bem como os iPhone com iOS 7 e versões anteriores, ou o sistema Nokia S40 ficam de fora. A app também não vai funcionar com o Windows Phone 8.0 e em terminais que usam um BlackBerry OS ou Blackberry OS 10.

No caso do Nokia S40, os telemóveis com este sistema param de funcionar a 31 de dezembro deste ano. No entanto, no caso dos sistema Android e iOS envolvidos vão deixar de ter o Whatsapp a partir de 1 de fevereiro de 2020.

Dentro desta lista, no caso de Android estão telemóveis anteriores a 2011 e 2012, como o Samsung Galaxy S. Já no que diz respeito à Apple, é o iPhone 4 e os anteriores a ficarem de fora da lista de aparelhos compatíveis do WhatsApp.

As novas funcionalidades do WhatsApp que tem mesmo de experimentar

Como saber o seu sistema operativo

Para saber que sistema operativo tem, pode ver nas definições do seu telefone. No caso do iPhone deve ir à opção Geral e depois, Informações. No caso de Android ou outros pode também encontrar nas definições, na opção Acerca do telefone a informação de software.

Se o seu telefone estiver na ‘lista negra’ para 2019 do WhatsApp e se não tiver hipótese de atualizar o sistema operativo por ter um dispositivo já com algum tempo, ou compra um novo telemóvel ou usa aplicações alternativas de mensagens instantâneas disponíveis na sua loja.

(na fotogaleria por cima pode encontrar as funcionalidades mais recentes do WhatsApp)