A Sonae IM, área de investimento em tecnologia do grupo, liderou uma ronda de investimento, em conjunto com a Nielsen, na empresa israelita ciValue.
A Sonae IM, braço de investimento em tecnologia do grupo liderado por Paulo Azevedo, voltou a investir numa empresa estrangeira. Desta vez, a Sonae IM liderou, em conjunto com a Nielsen, numa ronda de investimento, que ascendeu a seis milhões de dólares (mais de 5,2 milhões de euros no câmbio atual), na empresa israelita ciValue, fundada em 2014, e que tem uma “plataforma cloud de Marketing Segmentado Preciso e Portal de Fornecedores, para retalhistas”, de acordo com o comunicado enviado às redações.
A empresa portuguesa explica que este investimento tem lugar numa altura em que o retalho está em rápida transformação, enfrentando as retalhistas concorrência cada vez maior por parte de novos players que entram no mercado “e procuram formas de aumentar as vendas e reforçar a fidelização dos consumidores”.
“Assim sendo, necessitam de ter um profundo conhecimento dos seus clientes, de forma a reagir rapidamente. Neste contexto, a ciValue desenvolveu uma plataforma cloud única, que potencia a personalização de ofertas dos chamados Fast Moving Consumer Goods (FMCG) por parte dos retalhistas, aumentando a ligação aos clientes e reforçando a fidelização, ao mesmo tempo que permite uma colaboração rentável com os fornecedores. Finalmente, a visão 360 graus trazida pela ciValue, implica uma situação win-win-win para retalhistas, fornecedores e consumidores”.
Beni Basel, co-fundador e CEO da ciValue, em comunicado adianta que: “a oferta única da ciValue permite aos retalhistas passarem de uma estratégia de marketing massificada em que one size fits all, considerada sub-otima, para um marketing de alta frequência, extremamente preciso e efetivamente personalizado (1:1)”.
Leia também | “A cibersegurança interessa-nos muito”
Além disso, diz, as empresas de retalho “podem agora monetizar o conhecimento dos consumidores junto dos fornecedores, e em colaboração com estes, melhorar as ações de marketing, tudo na mesma plataforma SaaS [software as a service ou software como serviço]”. Já Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM, considera que “a tecnologia distintiva da ciValue representa um claro passo em frente de uma oferta tradicionalmente baseada em serviços, permitindo aos retalhistas colocarem-se no lugar do condutor da personalização e marketing de precisão”.
“Acreditamos firmemente que com a experiência do Beni e Gilad como empreendedores, a ciValue será liderada para o sucesso.” Este não é o primeiro investimento que a Sonae IM faz numa empresa estrangeira. Por exemplo, no final do ano passado foi revelado ao mercado que a Sonae IM entrou no capital da Arctic Wolf, tecnológica norte-americana de cibersegurança, no âmbito duma ronda de financiamento desta última que captou 14,5 milhões de dólares. Poucos dias depois, a Sonae IM anunciou também que entrou no capital da alemã Secucloud, que fornece soluções de cibersegurança para operadores de telecomunicações.