Depois de uma aterragem histórica em Marte, a sonda Insight está pronta para começar a trabalhar. A sonda vai levar a cabo uma missão de reconhecimento no planeta vermelho.
A Insight está equipada com um braço articulado, com mais de 1,80 metros de comprimento, que permitirá utilizar instrumentos científicos, que vão entrar em contacto com o solo de Marte, para recolher mais informação. Há uma semana, conseguiu sobreviver aos seis minutos de terror e aterrar em Marte.
Este braço articulado é, segundo a agência espacial, uma peça fundamental para o puzzle desta missão: é este braço que vai recolher imagens e enviar informação para a Terra. E, justamente dependendo dessa informação, os cientistas da NASA vão determinar que tipo de operação a sonda vai desempenhar.
Através de um tweet, a NASA mostrou as imagens que a sonda está a recolher daquela que será a sua ‘área de trabalho’. É de extrema importância perceber onde é que vão ser colocados os instrumentos que a Insight levou na bagagem: um sismómetro, um instrumento para perceber a temperatura que sai do interior do planeta e ainda antenas para avaliar as oscilações do Pólo Norte do planeta.
Será a partir destes resultados que a NASA tentará compreender de que forma é que os planetas rochosos do sistema solar se formaram e como evoluíram ao longo do tempo.
Como seria de esperar, a NASA está a partilhar de forma detalhada as imagens que a Insight vai recolhendo, no seu site.
Para o infinito e mais além. Os cientistas portugueses da NASA