Publicidade Continue a leitura a seguir

SpaceX. Já há um passageiro com viagem marcada para a Lua

Imagem: SpaceX

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ainda não se sabe quem é este passageiro que vai dar uma volta à Lua no foguetão BFR (Big Falcon Rocket) da SpaceX. A empresa afirma que em breve vai dar informações sobre quem é este passageiro e por que razão vai embarcar nesta viagem.

Nos anos 60 e 70, a exploração espacial tinha como objetivo saber mais sobre o Espaço. Em 2018, a lógica já não é bem a mesma, com um interesse por aquilo que se poderá vir a tornar no turismo espacial – veja-se o caso da Virgin Galactic, por exemplo, ou até da Blue Origin, criado por Jeff Bezos, o dono da Amazon.

E a verdade é que ninguém vai à Lua desde as missões Apollo, nos anos 70. Agora, a SpaceX, de Elon Musk, indica que já tem a primeira reserva marcada para esta viagem. De acordo com Elon Musk, a empresa vai dar mais detalhes sobre este passageiro num livestream, marcado para a próxima segunda-feira, dia 17 de setembro, às 18 horas (hora do Pacífico), que em Portugal será transmitido durante a madrugada já do dia 18 de setembro.

Elon Musk já tinha dito, no início do ano, que eventualmente durante 2018 alguém haveria de fazer a viagem. A previsão do multimilionário para o futuro é a de que os testes para estas viagens estariam prontos dentro de “três a quatro anos”.

Leia também | ‘Invasão’ ao espaço versão Bollywood marcada para 2022

A grande questão aqui é que o BFR da SpaceX ainda não fez nenhum voo de teste, portanto, só o facto de a empresa anunciar que já tinha um passageiro com viagem reservada levanta bastantes dúvidas e curiosidade.

Houve quem perguntasse a Elon Musk, através do Twitter, se era ele o passageiro mistério. A dúvida não se dissipou completamente, já que Musk respondeu apenas com um emoji da bandeira do Japão, talvez na indicação de que se trata de alguém de nacionalidade japonesa.

De qualquer forma, durante estes dias de espera, a Internet vai provavelmente fervilhar com palpites sobre quem estará disposto a embarcar nesta aventura espacial. O mais provável é que seja alguém com um património considerável, já que as viagens espaciais, mesmo aquelas que são de teste, não são propriamente acessíveis ao comum dos mortais.

Leia também | Eólo. Satélite ‘guardião dos ventos’ vai levar tecnologia portuguesa ao espaço