O telefone mais pequeno do mundo é pouco maior do que uma moeda

Chama-se tiny t1, foi criado pela Zanco  e é o telefone funcional mais pequeno do mundo, segundo aponta a sua fabricante. Num mundo onde os smartphones cresceram e tornaram-se mais finos, o tiny t1 deixa-se de ambições e prefere apostar na segurança.

A Zanco tem vindo a criar micro-telefones e aposta neste tiny t1, que é pouco maior do que uma moeda, par fazer chegar ao mercado um terminal com apenas 13 gramas de peso, com pouco mais de 4,67 centímetros de altura.

As suas dimensões fazem com que pareça um brinquedo para crianças, mas o tiny t1 está a ser direcionado para um público específico: quem precisa de um telefone seguro, com uma bateria durável, a funcionar numa lógica de telefone de emergência.

Leia também | O porquê de os smartphones de topo serem cada vez mais caros

O financiamento do tiny t1 foi conseguido através de uma campanha de financiamento coletivo, na plataforma de crowdfunding Kickstarter, onde conseguiu o apoio de 3405 pessoas, que deram mais de 187 mil libras para o projeto (cerca de 206 mil euros).

O telefone mais pequeno do mundo pode guardar até 300 contactos na sua diminuta memória, enviar mensagens e, obviamente, fazer chamadas. A combinar com as dimensões, o tiny t1 só é compatível com um cartão nano SIM, operando com a rede 2G. Uma carga dá para cerca de três dias de bateria.

Leia também | 10 dicas para poupar a bateria do smartphone

A ideia é que possa ser utilizado como um telefone secundário, para quem viaja e tem receio de ficar sem bateria ou de ser alvo de amigos do alheio e ver o smartphone desaparecer, por exemplo.

O tiny t1 custa cerca de 40 euros, que dão direito ao telefone funcional mais pequeno do mundo e a um excelente tópico para servir de desbloqueador de conversa.