Publicidade Continue a leitura a seguir

Tem um telefone antigo? Esta é a solução para ter o Android mais recente

1. A maior parte das novidades do Android Pie estão relacionadas com a implementação de inteligência artificial.
2. A funcionalidade 'Slices' permite executar tarefas diretamente da barra de pesquisa da aplicação Google.
3. Gestão automática da bateria e da iluminação são outras novidades em destaque.
4. O interface do Android está diferente: passa a haver um único botão virtual e os utilizadores só precisam de deslizar o dedo pelo ecrã para sair das aplicações.
5. O sistema operativo também vai sugerir ações rápidas que têm por base os hábitos de utilização de cada pessoa.
6. A aplicação que faz a gestão do tempo que cada um passa no smartphone ainda não vai estar disponível na sua plenitude. O lançamento está prometido para o outono.
7. Com o lançamento da nova versão do Android, a Google revelou também o nome oficial: chama-se Pie e esta é a mascote escolhida.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Esta solução não é para todos os casos – mas há sempre quem esteja disposto a arriscar para ter o sistema operativo mais atual.

Chama-se LineageOS e está disponível para dar uma nova vida aos smartphones Android – incluindo dispositivos que até podem ser de 2014. Em linhas gerais, isto permite atualizar os telefones com o Android 9 Pie, o sistema operativo mais recente criado pela Google.

Por enquanto, há 30 modelos que estão incluídos na lista de quem pode receber este tipo de solução. Entre eles, o OnePlus One, de 2014, o Samsung Galaxy S5, também de 2014, ou o Motorola Z, de 2016.

Leia também | Este smartphone desconhecido é o mais potente que há

Em alguns destes casos, estes smartphones já não podem receber atualizações oficiais, através da Google. Na lista também figuram dispositivos mais recentes, como o Huawei P20 Pro ou o Pocophone F1 da Xiaomi.

Através do site da Lineage é possível ver quais são as etapas a fazer para ter um smartphone com software bem atualizado. Para quem está disposto a arriscar e nem se importa de ter de passar por alguma configuração, poderá até ser uma hipótese para adiar uma possível compra de smartphone…

Veja na galeria acima quais são alguns dos pontos fortes da desta versão do Android.

Novo Android chama-se Pie e não traz todas as funcionalidades prometidas