Publicidade Continue a leitura a seguir

Como tornar um smartphone Android mais rápido

Nesta galeria vai encontrar truques para tornar os smartphones Android mais rápidos | 1. Limpar a ‘memória’ das aplicações | As apps têm uma memória, conhecida como cache, que guarda dados para que a utilização das ferramentas seja mais simples e fácil. Mas isso tem um ‘peso’. Para eliminar a cache das aplicações apenas precisa de aceder às definições do sistema operativo, escolher o separador ‘Aplicações’, selecionar a aplicação desejada e entrar no separador ‘Armazenamento’. Aí escolher ‘Limpar cache’.
2. Manter o ecrã principal ‘limpo’ | Tem muitos ícones e widgets de aplicações no ecrã principal do telemóvel? Será que precisa de todos? Quanta mais ‘tralha’ tiver, mais esforço o smartphone vai fazer sempre que precisar de carregar novamente aquele ecrã. Sobretudo os widgets, podem ser uns verdadeiros ‘comilões’ de processamento e até bateria.
3. Nada de wallpapers animados | Ter um fundo de ambiente de trabalho que tem animações e responde às nossas interações pode ser bonito, mas não é amigo do telemóvel. Opte por uma imagem estática como ‘pano de fundo’ e vai sentir logo algumas melhorias na resposta do smartphone.
4. Apagar aplicações que já não usa | Parece um truque óbvio, mas que continua a ser negligenciado pelos utilizadores. Percorra a lista das aplicações instaladas e selecione, por exemplo, aquelas que já não usa há um mês. Ao libertar espaço, vai ajudar o smartphone a ficar um pouco mais rápido.
5. Manter todas as aplicações atualizadas | Outro truque relativamente óbvio e que nem sempre é cumprido. As empresas estão constantemente a fazer melhorias às suas aplicações móveis e muitas dessas evoluções estão justamente relacionadas com questões de otimização de performance. Para atualizar as apps basta abrir o Google Play e aceder, no menu, ao separador ‘Os meus jogos e aplicações’.
6. Guardar as fotografias na cloud | É muito provável que ao fim de alguns meses tenha centenas de fotografias guardadas no smartphone, dos diferentes momentos que foi vivendo. Se guardar essas fotos na cloud e apagá-las do equipamento estará a garantir, por um lado, mais espaço, e por outro que as fotos estão na mesma sempre acessíveis. A aplicação Google Photos pode ser um bom exemplo para explorar.
7. Desligar sincronização automática | Se é uma pessoa que passa muitas horas, ou até dias, com o smartphone desligado da internet, quando o ligar ele vai tentar fazer todas as sincronizações possíveis. Isto pode criar mesmo um bloqueio no telemóvel, pois estas atualizações de dados são consideradas como prioritárias.
8. Reduza o número de notificações | Se tiver muitas notificações ativadas no smartphone, isto também pode não ser amigo. Sobretudo quando liga novamente o telemóvel à internet, ‘caem’ todas as notificações e isso também pode causar maiores ‘engasgos’ no equipamento.
9. Desativar animações e transições | O software dos smartphones é desenhado para proporcionar uma experiência de utilização agradável, mas são estes elementos extra que também que acabam por consumir mais recursos de processamento ao telemóvel. No Android, nas opções, escolha o separador ‘Sobre o telefone’. De seguida toque sete vezes no separador ‘Número da compilação’ para ativar o modo de programador. Aí vai poder desligar os efeitos animados e de transição do sistema operativo.
10. Desligar o smartphone | Há quantos dias não desliga o smartphone? É provável que alguns utilizadores tenham o equipamento em funcionamento constante há várias semanas. Não demora muito e é algo que de facto pode ajudar - desligar o smartphone faz com que todos os processos e aplicações em segundo plano ‘desliguem’.
11. Restauro de fábrica | Se nenhuma das outras opções funcionar de forma significativa, experimente fazer um restauro de fábrica ao smartphone. Na prática vai apagar tudo - tudo mesmo! - do telemóvel e ele vai ficar como se tivesse acabado de sair da fábrica. Pode não ser a solução ideal, mas pode garantir-lhe mais uns meses de utilização sem grandes problemas antes de escolher um novo equipamento.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tem o smartphone lento? Está farto de esperar que as aplicações abram? Precisa de um Android mais rápido? A resposta a este problema está na galeria.

Os smartphones melhoraram de forma significativa nos últimos anos: ficaram mais rápidos, têm câmaras melhores, ecrãs maiores e baterias mais duradouras. Mas ainda há um elemento que continua a falhar, sobretudo nos equipamentos Android que não são topos de gama: com o passar dos meses, os smartphones ficam lentos.

Leia também | A melhor invenção é aquela que nos faz sentir gigantes

A utilização do smartphone no dia a dia leva a uma acumulação de fotografias, imagens do WhatsApp, mensagens de dezenas de contactos, aplicações e muitos outros ficheiros.

Para compensar esta lentidão, há alguns truques e dicas que são fáceis de aplicar e que podem fazer ‘milagres’ pelo smartphone.

Na galeria em cima vai encontrar alguns conselhos direcionados para os smartphones Android – o sistema operativo mais popular do mundo e responsável por quase 80% dos telemóveis inteligentes em utilização.