Fabricante de componentes do iPhone atacado por violento ataque informático

Apple | iPhone | TSMC
Foto: Radovan / Unsplash

Ataque informático fez parar as unidades de produção da TSMC. Tecnológica diz que avisou os clientes, mas não revela quais as marcas afetadas.

Um dos maiores produtores mundiais de processadores e também fabricante de componentes para o iPhone sofreu um ataque informático que fez parar 80% das linhas de produção. A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) confirmou a ‘agressão’ e espera estar totalmente operacional esta segunda-feira.

Segundo a Bloomberg, a empresa diz que um vírus espalhou-se na empresa depois de uma instalação de software que não foi bem executada. A TSMC diz que este incidente vai ter impacto na chegada de novos equipamentos ao mercado, mas não disse que marcas vão ser afetadas.

Já esta segunda-feira, a tecnológica confirmou que o software malicioso que fez parar as linhas de produção é uma variante do WannaCry, um ransomware que em 2017 afetou milhares de computadores em empresas de todo o mundo.

Foi ainda confirmado que não houve qualquer fuga de dados confidenciais e que a maior parte dos clientes já foram notificados do incidente.

Como consequência, a tecnológica também prevê uma quebra de 3% nas receitas trimestrais, que deverão baixar de 8,55 mil milhões para 8,45 mil milhões de dólares.

“A TSMC tomou medidas para resolver esta falha de segurança e tomou medidas de segurança adicionais”, disse o diretor financeiro da empresa, Lora Ho, à Bloomberg.

Nota de redação: A notícia foi atualizada às 12:20h com a informação sobre o ataque ter sido provocado por uma variante do WannaCry.