Uber quer contratar mais 200 pessoas para centro tecnológico em Portugal

Uber, mobilidade, plataformas
REUTERS/Eduardo Munoz

Empresa norte-americana volta a apostar no mercado português para prestar serviços na Europa cinco anos depois da primeira viagem.

A Uber vai reforçar a equipa em Portugal até ao final deste ano. A empresa norte-americana vai contratar mais 200 pessoas para o seu centro tecnológico, que foi instalado em Lisboa no final de 2017 e que já conta com 400 pessoas. Este anúncio foi feito no dia em que a plataforma de transportes completa cinco anos desde que fez a sua primeira viagem em Portugal.

“Até ao final de 2019, a Uber pretende contratar mais 200 profissionais para trabalharem no centro de excelência em Lisboa. Há cinco anos que a Uber faz parte da vida dos portugueses. Isto não teria sido possível sem uma vasta comunidade de motoristas, parceiros de entrega e restaurantes”, assinala Mariana Ascenção, diretora de comunicação da empresa norte-americana para o mercado português.

Leia também | Uber escolhe Melbourne para testar serviço de táxi-aéreo

O centro tecnológico da empresa norte-americana presta apoio às viagens realizadas em toda a Europa, serve os utilizadores, motoristas e restaurantes da aplicação de entrega de comida Uber Eats e ainda tem contribuído para a marca melhorar os seus serviços, políticas e processos internos. Portugal, graças a esta unidade, também tem sido palco de estreia de algumas inovações na oferta da Uber.

Em fevereiro, Lisboa foi a primeira cidade europeia a usufruir do serviço de partilha de bicicletas elétricas Jump, que começou com 750 unidades. Atualmente, já há 1750 bicicletas Jump a circular na capital portuguesa, centenas delas fabricadas em Águeda.

Antes disso, em março de 2016, Lisboa e Porto foram as duas primeiras cidades a contar com carros elétricos no serviço de transporte de passageiros, através do serviço UberGreen. Esta opção acabou por ser estendida a mais cidades dentro e fora da Europa.

Leia também | Roupa suja ou aquários: há uma lista dos objetos mais estranhos deixados num Uber

A Uber chegou a Portugal em julho de 2014, com o serviço UberBlack, que transportou passageiros em automóveis de gama superior. Só que a plataforma passou a ser conhecida em todo o país em dezembro desse ano, com o serviço UberX, que gerou forte contestação dos motoristas de táxi por falta de regulação na lei portuguesa – o que só viria a acontecer a partir do final do ano passado.

Desde a chegada da plataforma de transportes a Portugal, já foram realizados mais de 2,5 milhões de downloads da aplicação. Há 8000 motoristas parceiros da Uber. Em novembro de 2017, chegou o serviço de entrega de refeições Uber Eats, que começou com 90 restaurantes parceiros em Lisboa. Atualmente, há mais de 2000 restaurantes aderentes em 19 cidades.

App dos táxis, Uber ou Bolt. Pusemos à prova e dizemos qual a melhor