Vai poder tirar selfies com galáxias com a nova app da NASA

NASA Selfies
Imagem: NASA

SA tem toda uma panóplia de aplicações para smartphone, algumas mais viradas para áreas mais profissionais… e outras nem tanto. As duas novas aplicações da agência espacial inserem-se justamente no segundo grupo. 

As aplicações NASA Selfies e a TRAPPIST-1 foram lançadas para assinalar o aniversário de quinze anos do telescópio Spitzer Space. A primeira é a NASA Selfies e não podia haver um nome mais óbvio. A aplicação, que está disponível para iOS e Android, permite criar as próprias selfies espaciais sem sair do planeta Terra.

Leia também | TESS: A sonda da NASA que está à procura de novos planetas

Quase como um filtro do Instagram ou Snapchat, o utilizador “veste” um fato espacial e pode tirar uma selfie com algumas das imagens captadas ao longo dos anos pelo telescópio. Também há uma parte de aprendizagem, claro, já que é possível aprender mais sobre as imagens e perceber em que condições foram captadas. Há cerca de 30 imagens diferentes que podem servir de cenário a estas selfies.

A outra aplicação lançada é a TRAPPIST-1, uma experiência de realidade virtual para os dispositivos Oculos e HTC Vive. A ideia passa por dar a oportunidade de fazer uma excursão pelo sistema planetário TRAPPIST-1, que conta com sete planetas de dimensões semelhantes à Terra.

Leia também | NASA mostra as melhores ideias para casas em Marte

A NASA explica que este sistema planetário está demasiado afastado para que os telescópios possam captar imagens reais, portanto a experiência de realidade virtual tira partido de simulações feitas por artistas, que se basearam nos dados captados pelo Spitzer ao longo destes quinze anos.

Para quem não tiver um headset de realidade virtual, está disponível uma versão em 360º da experiência, que dá a possibilidade de fazer a excursão através do desktop ou de smartphone com os Google Cardboard.