Há seis anos que o mercado de computadores não crescia. Embora haja diferenças entre os dados revelados pela Gartner e pela IDC, este mercado voltou a ganhar impulso no segundo trimestre do ano.
Para a Gartner, o mercado global de PC cresceu 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Para a IDC, o valor aumenta para os 2,7%. A razão para os valores diferentes? Incluir ou não equipamentos como o Surface Pro e Chromebooks na contagem. Para a IDC, Chromebooks, dispositivos com Android, podem figurar na lista mas tablets que funcionem como um PC não entram na contagem.
Olhando para o número de unidades, a Gartner aponta para 62,1 milhões de unidades neste segundo trimestre do ano. Já a IDC, fala em 62,3 milhões de unidades.
Relativamente a marcas mais vendidas, a Gartner coloca a Lenovo como líder de vendas no segundo trimestre do ano, seguida pela HP e pela Dell, em terceiro lugar. A disputa entre os dois primeiros lugares é renhida, já que ambas as marcas apresentam a mesma quota de mercado (21,9%).
Mais diferenças entre os dados das consultoras: para a IDC quem lidera o mercado de PC a nível global é a HP, com 23,9% de quota de mercado nesse trimestre. A Lenovo ocupa o segundo lugar, com 22,1% de quota, seguida pela Dell. Apple e Acer também entram para esta lista do top 5 das marcas mais vendidas.
Mas as consultoras concordam numa coisa: as vendas de PC estão a ser fortemente impulsionadas pelo mercado empresarial, com computadores com Windows 10.
Na área EMEA (Europa, Médio Oriente e África), o mercado tradicional de computadores cresceu de forma modesta. Apesar do ímpeto da mobilidade, os desktops continuaram a ter um papel importante nesta localização.