Verizon vende Tumblr à empresa dona da plataforma WordPress

Tumblr, plataforma, rede social
Reuters/Thomas White

Depois de vários rumores, a Verizon já escolheu a quem vai vender a plataforma Tumblr. A Automattic, empresa responsável pelo WordPress, é a nova dona do site.

A notícia é avançada pelo Wall Street Journal. Não são conhecidos os valores da aquisição, que inicia um novo capítulo no conturbado percurso do Tumblr, mas o site Axios aponta que rondará os “20 milhões de dólares”. A Automattic, que é dona da conhecida ferramenta para sites WordPress, indicou ao Wall Street Journal que a aquisição inclui também os cerca de 200 trabalhadores que estão ligados ao Tumblr. À mesma publicação, o CEO da Automattic indicou ainda que esta será a maior aquisição feita pela empresa, tanto a nível de trabalhadores como de custo. 

O último ano tem sido particularmente difícil para o Tumblr, depois da decisão de remover todo o conteúdo adulto da plataforma, recorrendo a filtros de inteligência artificial. Esta mudança, particularmente sentida em novembro, resultou numa queda do número de utilizadores, embora ainda consiga gerar 381 milhões de visitas mensais (dados Similarweb), resultantes dos 475 milhões de blogs que aloja. 

Leia também | PornHub quer comprar Tumblr para recuperar os conteúdos adultos perdidos

Fundado em 2007, os números atuais de visitas do Tumblr estão longe dos tempos áureos da plataforma, que já passou por vários donos. Em 2013, a gigante Yahoo comprou o site por 1,1 mil milhões de dólares, mas nunca conseguiu competir com outros gigantes. Mais tarde, em 2016, com a aquisição da Yahoo pela Verizon, o Tumblr passava a ter um novo dono. 

A confirmar-se o valor da aquisição, trata-se de uma considerável desvalorização do valor do Tumblr, especialmente quando comparado com os valores de 2013.

Leia também | Tráfego do Tumblr afundou depois de restrições a pornografia

Resta agora saber como é que a Automattic poderá dar uma nova vida ao Tumblr. Por agora, sabe-se que a decisão de ter uma plataforma livre de conteúdos adultos, que é uma das causas apontadas para a redução de tráfego, será para manter. 

Internet Archive ‘ressuscitou’ cerca de 500 mil músicas do MySpace