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A volta ao Google em 20 datas

1995: A história deste império tecnológico começa na Universidade de Standford, pelas mãos de Larry Page e Sergey Brin. As reuniões eram motivo de discórdia, mas a dupla finalmente chegou a um ponto em comum: a criação de um motor de busca que determinasse a importância das páginas na Internet.
1998: O Google torna-se oficial. Nos três anos de desenvolvimento do projeto, Page e Brin perceberam que ‘Backrub’, o nome inicial do motor de busca não era assim tão bem conseguido. Um cheque de 100 mil dólares de Andy Bechtolsheim torna a empresa legítima e marca a oficialização da Google Inc.
1998: Primeiro doodle. A 30 de agosto de 1998, surgiria o primeiro doodle, os desenhos que assinalam as efémerides ou eventos especiais do motor de busca. A arte era rudimentar: toda a equipa da Google estava de folga, no festival Burning Man.
1999: O dia em que a Google quase foi vendida. A façanha viria a repetir-se em 2002, mas sempre sem grandes conclusões. Em 1999, a Yahoo quase comprou a Google por um milhão de dólares. Ao longo dos anos, a Yahoo perdeu poder e acabou por passar para as mãos da Verizon, em 2017.
2001: Primeira aquisição. Alguns anos depois da fundação oficial, a Google compra a sua primeira empresa: Deja.com Usenet Discussion Service. Passava assim a ser dona de 500 milhões de discussões entre utilizadores, desde 1995. Hoje em dia, ver a Google a comprar outras empresas já se tornou corriqueiro.
2001: o primeiro escritório internacional. Tóquio foi a escolha para a primeira localização internacional da Google. Ao longo dos anos, multiplicaram-se as localizações em vários pontos do globo.
2001: lançamento do Google Images. Em 2018 não há ato mais natural do que procurar uma imagem no Google. Em 17 anos de vida, a pesquisa de imagens do Google já consegue reconhecer objetos e ganhou uma componente de filtros de pesquisa.
2004: Google muda de casa. Com mais de 800 funcionários, a empresa muda de instalações e assenta arraiais em 1600 Amphitheatre Parkway, em Mountain View, no chamado Googleplex.
2004: o lançamento do Gmail. Chegou a 1 de abril, mas não era uma partida. Foi ganhando mais funcionalidades e hoje é um dos maiores serviços de email do mundo. Em abril deste ano, tinha cerca de 1,4 mil milhões de utilizadores.
2004: a entrada em bolsa. A 19 de agosto de 2004, a Google passava a ser cotada no índice NASDAQ. Naquele dia, cada ação era negociada a 85 dólares – hoje em dia, valem muito, muito mais. REUTERS/Brendan McDermid
2004: Fundação da Google.org. Depois da bolsa, a Google decide criar a Google.org, uma organização dedicada à investigação de formas para que a tecnologia possa mudar o mundo.
2005: Google Maps. A aplicação de navegação da Google passou a ser a salvação de muita gente. Na altura, não tinha visão do aspeto da rua, mas hoje já permite até anotar onde deixou o carro estacionado ou partilhar tempos estimados de chegada.
2006: Google compra o YouTube. Dez de outubro de 2006 e 1,65 mil milhões de dólares e estava comprada a maior plataforma de vídeos do mundo.
2007: o sistema operativo Android. A 5 de novembro, a Google anunciava um sistema operativo aberto para telefones, que funcionaria por aplicações. Onze anos depois, a quota de mercado do Android continua em crescimento, com uns esmagadores 88%. Imagem: eleZeta on Visual hunt
2008: o lançamento do Chrome. O navegador da Google rapidamente conseguiu conquistar utilizadores. A capacidade de personalização e introdução das pesquisas diretamente na barra de endereços ajudaram a Google a dominar o mercado dos browsers.
2009: Google aposta na voz. Ao longo do tempo, a Google tem vindo a desenvolver os seus projetos ligados ao reconhecimento de voz. O sucesso da Google Assistant e a integração em milhares de produtos tecnológicos são a prova do poder da voz.
2010: Compromisso com as energias renováveis. A empresa faz o primeiro investimento ‘à séria’ num projeto de energias renováveis. Passados três anos, reforçaria esse compromisso com um investimento de 200 milhões de dólares num parque de energia eólica, no Texas. REUTERS/Thomas Peter
2011: o falhanço do Google+. A tentativa de rede social da Google nunca chegou a bom porto, na verdade. Todas as pessoas com uma conta da Google foram registadas neste círculo, mas a fraca utilização condenou o serviço.
2015: Quando a Google passou a ser Alphabet. A Google decide funcionar numa lógica de conglomerado, escolhendo o nome de Alphabet. Neste grande ‘chapéu’, incluem-se organizações como a DeepMind, Vevo, Waymo e até a própria Google. O site da Alphabet joga com as letras do alfabeto: abc.xyz.
2018: A inteligência artificial no centro de tudo. A Google coloca a IA no centro das suas atividades – e apresenta uma demonstração do Google Duplex, que faz reservas em restaurantes com a naturalidade do discurso humano. Além disso, na habitual carta de fundador, Sergey Brin defende o compromisso ético da Google para com o futuro e com os usos da IA. Foto: REUTERS/Stephen Lam

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O Google – o motor de busca e não a empresa – comemora hoje vinte anos. Inicialmente, a pesquisa era o centro de negócio da Google, mas a criação de Larry Page e Sergey Brin rapidamente ganhou outras dimensões. 

Em 1998, quando a Google se tornou numa empresa ‘à séria’, graças a um generoso cheque de cem mil dólares, dado por Andy Bechtolsheim, o motor de pesquisa ainda tinha o caricato nome de ‘Backrub’.

Quando os estudantes de Standford Page e Brin repararam que o cheque dizia Google Inc, mudaram de ideias. Nos início do início da Internet, a missão do Google era ambiciosa: apresentar resultados de forma hierarquizada, onde os primeiros resultados fossem de fontes de maior confiança ou reputação.

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Passados vinte anos, todos usamos o Google e em várias plataformas – no computador, nos smartphones… Tanto que a expressão ‘googlar’ já se popularizou na experiência de qualquer pessoa. O Google enquanto motor de busca tanto serve para pesquisar quanto para tirar-teimas de discussões entre amigos.

Nestes vinte anos, pesquisar no Google já não se faz apenas em frente ao computador – o simples ato de ditar algo que se quer pesquisar também já é uma arma do dia-a-dia.

Ao longo dos anos, o Google cresceu, multiplicou negócio e passou até para a alçada de uma holding, a Alphabet, onde se inserem tantas outras empresas do universo da Internet.

Percorra a galeria de imagens para ver vinte marcos da evolução da Google enquanto empresa – e pensar que tudo começou numa garagem.