Publicidade Continue a leitura a seguir

Waymo quer criar frota de carros autónomos em Detroit

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Waymo já tem a localização escolhida para a linha de montagem dos seus carros autónomos. Detroit, no Michigan, conhecida como Motor City pela indústria automóvel, é a cidade escolhida. 

A notícia foi dada pelo CEO da empresa, John Krafcik, através da plataforma Medium, onde era explicado que a Waymo vai reutilizar uma estrutura já existente em Detroit. “Em janeiro, anunciámos que iríamos abrir a primeira fábrica do mundo dedicada a 100% à produção em massa de veículos autónomos”, recorda o responsável da Waymo.

A escolha de Detroit não é aleatória – é onde se situam fábricas de grandes empresas automóveis, como a Ford ou a General Motors. Foi justamente este tipo de potencialidades que a Waymo quer aproveitar: “há uma disponibilidade de talento em áreas como engenharia, operações e coordenação de frota”, é possível ler.

Leia também | Waymo da Google lança primeiro serviço comercial de táxis-robô

Nos últimos anos, Detroit tem vindo a perder postos de trabalho na indústria automóvel, devido às alterações da indústria – incluindo a robotização das fábricas. A General Motors, por exemplo, já anunciou que quer encerrar a produção numa das localizações em Detroit, já a partir de janeiro de 2020.

Segundo o jornal Detroit Free Press, a chegada da Waymo à cidade quer amenizar estas perdas, com a possibilidade de “criar entre 100 a 400 postos de trabalho”.

Leia também | “Legislação está a atrasar os carros voadores, não é a tecnologia”

Neste momento, a Waymo pode ser a única a ter consolidada a sua aposta numa linha de montagem dedicada aos veículos autónomos – mas isso não quer dizer que esteja sozinha nesta corrida. Há ainda a concorrência de empresas como a Uber, a General Motors ou a Tesla, que esta semana anunciou que quer colocar um milhão de táxis autónomos nas estradas já em 2020.

A Waymo foi criada em 2009, fazendo parte da Alphabet, a empresa que é também dona da Google.

Tesla quer transformar um milhão de carros numa frota de táxis autónomos