Os utilizadores do WhatsApp que não fizeram uma cópia de segurança ainda podem tentar fazê-la, mas nada garante que os dados antigos vão ser guardados.
A partir desta segunda-feira, 12 de novembro, as cópias de segurança do WhatsApp deixam de contar para a quota de armazenamento do serviço Google Drive. É uma mudança positiva para os utilizadores, mas que também pode trazer algumas dores de cabeça.
Também a partir desta segunda-feira, o WhatsApp vai apagar – para sempre – as mensagens, fotos e vídeos dos utilizadores que têm backups feitos no Google Drive com mais de 12 meses.
Esta alteração já tinha sido anunciada em agosto e os utilizadores foram notificados, por parte da Google, do que seria necessário fazer para manter as mensagens salvaguardadas.
Leia também | Farto do WhatsApp? Conheça estas 11 alternativas
A Google disse que para salvaguardarem as suas mensagens, os utilizadores deviam fazer uma cópia de segurança até ao dia 30 de outubro. Já o WhatsApp disse que essa cópia deveria ser feita antes de 12 de novembro.
O que isto significa é que se é utilizador do sistema operativo Android e já não faz um backup da aplicação de mensagens há mais de um ano, pode já não conseguir salvar as suas mensagens.