WhatsApp chega ao iPad, uma década depois

É oficial, a app de mensagens mais popular do planeta chega ao iPad nas próximas semanas depois de 10 anos de existência.

Foi a 24 de fevereiro de 2009, dois anos depois de se terem despedido da Yahoo! para embarcarem numa viagem pela América do Sul, um ano depois de se terem candidato a empregos no Facebook e serem rejeitados e um mês e meio depois de comprarem o seu primeiro iPhone e verem o potencial da App Store, que os amigos Brian Acton e Jan Koum, lançaram para iOS o WhatsApp.

Um ano depois, em 2010, surgiu o iPad. Mas só agora, em abril de 2019, é que a app de mensagens mais popular do planeta da atualidade, está a estrear uma app feita para o tablet da Apple. Com 1,5 mil milhões de utilizadores (mais 200 mil do que o Messenger do Facebook), a app que pertence desde 2014 ao próprio Facebook está em 180 países e faz parte do ecossistema da empresa de Mark Zuckerberg, que também inclui o Instagram.

Leia também | Apple refresca linha iPad com novos modelos, um deles abaixo dos 500 euros

A chegada ao iPad foi confirmada pelo site especializado WABetainfo, que tem mostrado uma série de screenshots dos testes que estão a ser feitos para adaptar a app de mensagens aos tablets. O WhatsApp vai, assim, mesmo chegar ao iPad nas próximas semanas e, embora incorpore todas as funções e seja compatível com todos os modelos no mercado, não deverá permitir a sincronização de mensagens com o iPhone, embora esta seja restrição apenas temporária.

O interface será o mesmo encontrado no iPhone, com alguns extras como um que permite dividir o ecrã e trabalhar em modo multitarefa de forma simultânea, em duas janelas. A app também poderá ser usada no modo horizontal para aproveitar toda a largura do ecrã. A solução gráfica é semelhante ao que já se vê no Messenger para iPad.

WhatsApp faz dez anos. Ainda se lembra do início?