Publicidade Continue a leitura a seguir

WhatsApp chega ao iPad, uma década depois

Nesta galeria encontra alguns truques para utilizar o WhatsApp | Fazer backup da informação: é como diz o ditado – mais vale prevenir do que remediar. Além disso, se fizer as cópias de segurança do WhatsApp para a Google Drive estas não vão contar para o espaço ocupado. Vá até às definições do WhatsApp e ative as cópias de segurança automáticas.
Poupar espaço: quanto mais conversas tiver no WhatsApp, mais tralha (imagens, vídeos, sons) vai acumular no smartphone. Se está a ficar sem espaço, vá até às definições do WhatsApp, dados e armazenamento e gerir a informação guardada.
Personalizar as notificações: há conversas mais e menos importantes no WhatsApp. Pode definir um som de notificação personalizada para determinada conversa – abra a conversa, detalhes e depois clique em notificações personalizadas para dar um novo som à conversa.
Arquive grupos que já não usa: arquivar é melhor do que sair do grupo – principalmente porque com esta opção toda a gente vê a saída em mensagem. Basta escolher uma conversa e arquivar: assim deixará de estar na lista de conversas “ativas”. Foto: REUTERS/Dado Ruvic
Esconder a sua atividade:por defeito, o WhatsApp mostra quando foi a última vez que cada utilizador esteve ativo na plataforma. Se este é outro elemento que não o deixa totalmente confortável, então pode gerir melhor esta definição. É preciso aceder às 'Definições', 'Conta', 'Privacidade' e aí selecionar o separador ‘Última vez online’.
Sabe quantas mensagens enviou? É interessante saber quantas mensagens já enviou e quantas recebeu. Para isso basta aceder às 'Definições', selecionar o separador 'Dados e armazenamento' e carregar onde diz 'Estatísticas de utilização'.
Partilhar a sua localização: o WhatsApp deixa partilhar a sua localização – isto dá muito jeito se precisa de marcar alguma coisa com amigos que não sabem bem onde devem ir ter. É possível partilhar a sua localização durante 15 minutos, uma hora ou oito horas.
Apagar uma mensagem: durante muito tempo esta funcionalidade não fez parte do WhatsApp, mas agora os utilizadores já podem apagar as mensagens enviadas. Basta pressionar a mensagem em questão, selecionar o botão eliminar e confirmar a decisão - se estiver a apagar a mensagem num grupo, selecione a opção que diz ‘Apagar para todos’.Imagem: Pixabay
Mudar os vistos: Um visto, a mensagem foi enviada. Dois vistos, a mensagem foi entregue. Dois vistos azuis e a mensagem foi lida. Esta funcionalidade pode ser valiosa pela imediatez, mas também pode ser um pouco intrusiva. Se partilha deste segundo sentimento, então deve seguir estes passos: aceder às 'Definições', 'Conta', 'Privacidade' e desativar a opção 'Recibos de Leitura'. As outras pessoas deixam de saber quando leu as mensagens, mas também não vai poder saber quando os outros leram as suas. Imagem: Pixabay
Formatar mensagens:pode colocar mensagens a negrito, itálico ou rasuradas, por exemplo. Basta que utilize alguns atalhos – para negrito, tem de introduzir o texto entre *; itálico com _ e para rasurar mensagens é utilizar ~.

Publicidade Continue a leitura a seguir

É oficial, a app de mensagens mais popular do planeta chega ao iPad nas próximas semanas depois de 10 anos de existência.

Foi a 24 de fevereiro de 2009, dois anos depois de se terem despedido da Yahoo! para embarcarem numa viagem pela América do Sul, um ano depois de se terem candidato a empregos no Facebook e serem rejeitados e um mês e meio depois de comprarem o seu primeiro iPhone e verem o potencial da App Store, que os amigos Brian Acton e Jan Koum, lançaram para iOS o WhatsApp.

Um ano depois, em 2010, surgiu o iPad. Mas só agora, em abril de 2019, é que a app de mensagens mais popular do planeta da atualidade, está a estrear uma app feita para o tablet da Apple. Com 1,5 mil milhões de utilizadores (mais 200 mil do que o Messenger do Facebook), a app que pertence desde 2014 ao próprio Facebook está em 180 países e faz parte do ecossistema da empresa de Mark Zuckerberg, que também inclui o Instagram.

Leia também | Apple refresca linha iPad com novos modelos, um deles abaixo dos 500 euros

A chegada ao iPad foi confirmada pelo site especializado WABetainfo, que tem mostrado uma série de screenshots dos testes que estão a ser feitos para adaptar a app de mensagens aos tablets. O WhatsApp vai, assim, mesmo chegar ao iPad nas próximas semanas e, embora incorpore todas as funções e seja compatível com todos os modelos no mercado, não deverá permitir a sincronização de mensagens com o iPhone, embora esta seja restrição apenas temporária.

O interface será o mesmo encontrado no iPhone, com alguns extras como um que permite dividir o ecrã e trabalhar em modo multitarefa de forma simultânea, em duas janelas. A app também poderá ser usada no modo horizontal para aproveitar toda a largura do ecrã. A solução gráfica é semelhante ao que já se vê no Messenger para iPad.

WhatsApp faz dez anos. Ainda se lembra do início?