Publicidade Continue a leitura a seguir

WhatsApp diz que já encontrou um sítio para apresentar anúncios

Nesta galeria encontra os erros que vai querer evitar quando usa o WhatsApp | 1. Carregar em links suspeitos | Nada de abrir links que lhe parecem suspeitos - mesmo que venham de contactos que podem ser da sua confiança. Existem campanhas de spam que são distribuídas através do WhatsApp e nunca se sabe quando o azar lhe pode bater à porta.
2. Partilhar informações pessoais | Pode ser tentador conhecer uma pessoa nova e querer partilhar algumas informações pessoais com ela. Mas estes são elementos que não deve fornecer em serviços online - seja no WhatsApp ou noutra plataforma social qualquer.
3. Usar o WhatsApp web em computadores desconhecidos | A versão web do WhatsApp consegue ser uma ferramenta de grande valor, sobretudo para quem usa o serviço durante o trabalho. A questão é que não deve usar este serviço em qualquer computador - apenas e só em computadores nos quais confia.
4. Esquecer de fazer log out na versão web | Fazer a autenticação no serviço web é muito simples - basta apontar o smartphone para um código QR que aparece no ecrã. É por isso fácil ficar com a sessão aberta em diferentes computadores - no pessoal, no do namorado e no do trabalho, por exemplo. Quantas mais sessões tiver iniciadas, mais exposto fica a potenciais acessos indevidos.
5. Não ativar autenticação em dois passos | É uma funcionalidade simples e que vai melhorar de forma significativa a sua segurança. Na prática o utilizador vai receber um código de segurança extra, no email, sempre que tentar iniciar a sua conta num novo dispositivo.
6. Ler mensagens e não responder | Se alguém lhe faz uma pergunta, é porque está à espera de uma resposta. Os dois ‘vistos’ azuis indicam que a mensagem já foi lida, mas não houve reação. Acontece que o momento de leitura nem sempre é o mais oportuno para responder, mas a pessoa que está do outro lado não sabe isso. Faça um esforço por dizer algo quando vê as mensagens, nem que seja para dizer que responde mais tarde.
7. Ter o download automático de conteúdos multimédia | O acesso à internet agora faz-se de forma simples e sem grandes custos, seja através de uma rede Wi-Fi, seja através de dados móveis. Mas como há conteúdos, como vídeos, que ainda consomem algum tráfego, o melhor é desativar o download automático de conteúdos multimédia. Desta forma também garante que ao seu telemóvel só chegam as imagens e vídeos que quer mesmo ver.
8. Criar grupos gigantescos | Ter um grupo com três ou quatro amigos no WhatsApp pode ser engraçado, mas ter um grupo com mais de dez elementos pode tornar-se caótico. Tenha isto em consideração, pois até pode gostar de receber muitas notificações no WhatsApp, mas os elementos que adiciona ao grupo nem tanto.
9. Ter todas as notificações ativadas | Para o caso de ter muitos grupos de conversação no WhatsApp, é importante silenciar algumas notificações, caso contrário vai ter sempre a tentação de espreitar a última mensagem recebida - o que é mau para a produtividade ou para quando está num grupo de amigos ‘ao vivo’.
10. Ter o backup de conversas desativado | O WhatsApp permite aos utilizadores guardarem uma cópia de segurança das suas conversas e ficheiros no serviço Google Cloud - é gratuito e em breve vai deixar de contar para a quota do serviço de armazenamento da Google. Ao ter esta funcionalidade ativada, estará a garantir também uma maior segurança à sua conta.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Era uma chegada há muito temida ao WhatsApp e, há algumas semanas, já foi até confirmada: o serviço de troca de mensagens vai mesmo ter anúncios. Agora, o vice-presidente do WhatsApp diz que o sítio para apresentar anúncios aos utilizadores já está escolhido.

Citado pelo The Economic Times, o vice-presidente do WhatsApp, Chris Daniels, falou num evento em Nova Deli sobre a monetização da aplicação através de anúncios. Esta é, aliás, uma questão que está a desagradar a vários utilizadores.

Leia também | Como ler mensagens no WhatsApp e Facebook sem que os outros saibam

O WhatsApp continua a não divulgar datas para fazer esta alteração ao serviço, mas refere que será a forma primordial de a empresa se monetizar. O VP do serviço referiu que os anúncios serão apresentados nos Estados do WhatsApp, uma funcionalidade semelhante às Stories do Instagram (também este um serviço detido pelo Facebook), com atualizações que ficam disponíveis aos contactos durante um período de 24 horas.

Este ano, o WhatsApp já apresentou também uma forma de começar a monetizar o serviço, com um conjunto de funcionalidades viradas para as empresas.

Leia também | Farto do WhatsApp? Conheça estas 11 alternativas