A norte-americana Zunum Aero tem uma ideia para revolucionar os transportes aéreos: aviões de pequenas dimensões, elétricos e mais baratos do que as restantes opções no mercado. Este ‘Tesla dos ares’, como já foi apelidado, já tem até um cliente para a sua primeira aeronave.
A ideia da criação desta empresa pertence a Matt Knapp, que diz ter encontrado uma forma de tornar as viagens aéreas mais baratas e eficientes no que toca a gastos energéticos, optando por um veículo híbrido, que esconde células de bateria nas asas.
Leia também | CaetanoBus é a primeira a produzir autocarros a hidrogénio na Europa
Em maio deste ano, a Zunum Aero anunciou que iria vender a sua primeira criação à companhia JetSuite, que, quando receber o pequeno avião, em 2022, se tornará no primeiro cliente a colocar a uso estes aviões. A ideia é que a criação da Zunum Aero seja utilizada para pequenos voos regionais, já que existem apenas 12 lugares sentados no avião.
Ter as pequenas deslocações como público-alvo não está apenas ligado às pequenas dimensões do avião, conta a empresa ao site MIT Alumni. A Zunum Aero explica que “quanto maior o motor e quando mais tempo funciona, mais eficiente se torna, a nível de combustível. Voar pequenas distâncias com um motor pequeno é pouco eficiente, custando os voos regionais demasiado dinheiro às companhias aéreas”.
Leia também | Carros elétricos: chegou a hora de mudar?
A questão da segurança é um fator importante para a empresa, que refere que criou redundâncias no avião, para que este se mantenha nos ares. A empresa indica que além de um gerador, incluiu também dois motores de propulsão no avião.
No campo ambiental, também há vantagens na visão da empresa: ao utilizar eletricidade para assegurar as viagens, a Zunum Aero acredita conseguir as emissões poluentes. Segundo as estatísticas, 40% das emissões poluentes no transporte aéreo são feitas pelas deslocações curtas, abaixo das mil milhas.
Leia também | Pré-vendas para o primeiro carro voador arrancam no próximo mês