Opinião de Gonçalo Ferreira, General Manager for DellEMC Commercial in Portugal.
Pergunte a qualquer pessoa qual é a visão que tem da tecnologia do futuro e se poderá ter a certeza de que os cinco principais exemplos incluem veículos autónomos. Esta é uma área empolgante em desenvolvimento e, embora seja uma maneira justa da disponibilidade do consumidor, muito está a ser feito para pavimentar o caminho para carros inteligente, autónomos, camiões e, ainda, a entrada de navios no mercado.
Em todo o centro desta visão, encontra-se a inteligência artificial (IA), que terá de atingir o mainstream para corresponder à complexidade dos requisitos tecnológicos das redes dos carros e das cargas de trabalho. Em vez da sobrecarga de TI, uma conceção e um armazenamento cuidadosamente projetados e eficientes serão essenciais para o carro, no edge e no data center, de forma a maximizar o uso de energia para a distância. Além disso, as estruturas de dados precisam de ser simplificadas com uma estrutura de gestão de dados semanticamente rica, com recursos de arquivo ativos. Esses aspetos vão ser essenciais para conseguir estabelecer a tecnologia de veículos conectados pois, em 2025, a Dell Technologies tem programado projetar um volume de dados até 10 exabytes por mês, cerca de 100 milhões de veículos inteligentes operacionais em todo o mundo.
Torna-se claro que a indústria automóvel está a entrar num novo período de transição altamente competitivo, onde a procura por maior conveniência, conforto e segurança do utilizador está a acelerar uma mudança drástica. Não se limita apenas à indústria automóvel, mas, também, se estende às indústrias que fornecem a infraestrutura subjacente que sustenta as aplicações de transporte conectados.
De onde vêm todos os dados?
Na vanguarda da tecnologia de carros conectados está o desenvolvimento do Advanced Driver Assistance System (ADAS). Este inclui recursos como frenagem automática, proteção contra a colisão e assistência de emergência, todos com enormes necessidades de dados, especialmente para armazenamento, em que até mesmo as capacidades básicas são medidas em petabytes.
Tendo em conta que muitos dos sistemas ADAS são de segurança crítica, os requisitos de captura de dados são uma prioridade, sendo que é provável que continuem a aumentar exponencialmente à medida que o nível de automação aumente. Enquanto isso, as limitações do armazenamento tradicional e das arquiteturas dos centros de dados tornar-se-ão cada vez mais difíceis de ignorar.
Os níveis de automação, que foram definidos pela Society of Automotive Engineers, estendem-se de zero a cinco, com a maioria dos carros modernos a chegar ao nível dois e três. No entanto, o nível SAE atual de três projetos ADAS já superou as soluções de armazenamento legado e, com o nível de projeto de quatro e cinco, a necessidade de soluções de armazenamento – otimizadas especificamente para cargas de trabalho de alto desempenho e, simultaneamente, com uma grande estabilidade – está a tornar-se crítica.
Para entender melhor a escala do desafio: Um único sensor de radar forward-facing pode gerar 2.800 Mbits de dados a cada segundo e, na automação do nível SAE três, são necessários até 200.000 km de dados de sensor, ou seja, mais de 3.300 horas ou 4,2 PB de dados (capturados a 60 km/h) para apenas um sensor! Tendo em conta de que os veículos atuais já carregam, em média, mais de 10 sensores, é fácil imaginar que os requisitos vão disparar quando os cinco aplicativos chegarem ao mercado.
Enquanto a geração de dados, o transporte, o armazenamento, o processamento e a análise contínua de dados forneçam um desafio significativo, isso não abrange os compromissos contratuais e regulamentares relacionados com a retenção de dados de teste para a validação do ADAS. Os desenvolvedores devem reter as informações arrecadadas por várias décadas e, os contratos de serviços exigem, frequentemente, tempos de restauração e resimulação medidos em dias. As soluções tradicionais de arquivo, como tape e cloud, não são, simplesmente, opções viáveis, o que significa que a única maneira prática é adotar arquiteturas à prova do futuro, nas quais a capacidade de armazenamento pode ser atualizada sem interrupções, linear e sem causar impacto no desenvolvimento.
Impacto dos centros de dados na infraestrutura e gestão
Espera-se que os requisitos impressionantes dos carros autónomos impulsionem o desenvolvimento e a adoção de diversas tecnologias avançadas, incluindo o acesso a Internet mais rápida (5G), inteligência artificial e plataformas dinâmicas de análise de big data. No entanto, para possibilitar comunicações mais eficazes de veículo para veículo (V2V) e de veículo para infraestruturas (V2X), haverá a necessidade de uma maior conectividade com as clouds dos centros de dados e as várias clouds públicas (por meio de redes de orla) para facilitar no tempo real a transferência de dados de forma a garantir uma maior eficiência e segurança. Além disso, à medida que os carros continuam a modificar-se para o digital, a importância da gestão do software, atualizações de firmware e a habilitação de novos recursos aumentará em relação à manutenção de hardware, eliminando muitas visitas ao concessionário.
Estes aspetos vão introduzir uma complexidade adicional à manutenção e operação dos veículos, exigindo plataformas de gestão, monitorização e segurança da OTA, para assegurar que os veículos estejam a operar corretamente e que os dados sejam transportados sem serem intercetados ou adulterados. Além disso, considerando o tamanho das atualizações de software necessárias e os mapas de alta resolução que vão guiar os veículos, torna-se claro que toda a abordagem à gestão de dados é necessária. A nova estratégia não precisará apenas de ter em conta á tecnologia dentro do veículo, mas também de incentivar as políticas nativas da cloud, microservices, atribuição dinâmica de políticas e métodos formais de garantia e segurança de software.
Portanto, uma nova geração de centros de dados habilitados para IA deve surgir equipada com novas arquiteturas de hardware e software que vão permitir análises em tempo real e inteligência de máquina em grande escala. Nesses ambientes, computação e armazenamento na orla, precisarão de ser otimizados para conseguirem funcionar perfeitamente como uma extensão do sistema geral de TI, apresentando críticas abertas para aproveitar os recursos de todo o ecossistema.
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Novos carros precisam de cérebros maiores
Os veículos autónomos não são apenas o futuro, estes estão, até certo ponto, já no presente, mas é claro que os requisitos dos modelos totalmente automatizados do futuro próximo vão exigir tecnologias de centros de dados mais inovadores do que as implantadas atualmente na maioria das instalações.
O tamanho do Mercado garante um interesse contínuo e o avanço neste segmento, no entanto, as exigências de time-to-market, bem como o alto custo de falha, vão manter os centros de dados no meio do desenvolvimento e, como resultado, a infraestrutura do ADAS exigirá inéditas capacidades de armazenamento, energia, conectividade e inteligência para fornecer automação de veículos seguros, confiáveis e eficazes.
À medida que o desenvolvimento de veículos autónomos avança ao longo da escala SAE, os requisitos de desempenho vão ser cada vez mais difíceis de prever com precisão. Portanto, é imperativo, para a indústria automóvel em particular, que o desempenho de armazenamento e computação seja dimensionado com capacidade para investimentos em soluções preparados para o futuro e para fornecer todos os recursos das tecnologias de automação assistida por IA.
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