Publicidade Continue a leitura a seguir

Autónomo e tecnológico. Novo comboio-bala na China atinge os 350 km/h

O novo comboio transforma uma viagem de três horas em percurso de 47 minutos. Fonte: News.cn

Publicidade Continue a leitura a seguir

É uma das novas apostas da mobilidade chinesa. O recém-inaugurado comboio-bala é autonómo e promete encurtar os tempos de viagem.

Com o potencial para viajar a 350 km/h, o novo comboio autónomo reduz consideravelmente os tempos de viagem na China. Um dos exemplos dados pelo jornal The Independent é a viagem principal, entre Pequim e Zhangjiakou: as viagens de três horas foram reduzidas para apenas 47 minutos.

O comboio de alta velocidade Jing-Zhang faz ainda uma paragem em Yanqing. A escolha das cidades está ligada à preparação dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que serão distribuídos entre várias cidades chinesas: Pequim, Zhangjiakou ou Yanqing.

Outra das paragens deste comboio de alta velocidade é Badaling Chang Cheng, um dos pontos mais populares da Grande Muralha da China, que tem uma média de dez milhões de visitantes por ano.

Leia também | Gacha. Conheça o autocarro-robô que pode ser quiosque e mercearia itinerante

Este comboio tira partido dos últimos avanços do mundo tecnológico: além de ser autónomo, algumas das viagens incluem luz inteligente, painéis sem fios para carregamento de gadgets ou painéis touch-screen. Com muita tecnologia à mistura, o comboio conta ainda com 2500 sensores a bordo, que são usados para recolher dados sobre a viagem.

As primeiras viagens arrancaram a 30 de dezembro, com cerca de 30 viagens por dia, entre Pequim e Zhangjiakou. Destas ligações, só seis por dia é que disponibilizam a viagem “smart”.

Leia também | Esta startup usa sistema robótico para imprimir casas em 3D em 30 horas

Como seria de esperar, quem escolher uma das ligações com tecnologia à misturá pagará ligeiramente mais: as viagens “smart” custam 90 yuan (11,72 euros), enquanto as viagens normais custam 77 yuan (10 euros).

 

Sony surpreende ao apresentar um carro elétrico autónomo