Novo algoritmo consegue detetar com uma eficácia de 99% se uma imagem que foi editada. Por agora não há planos de comercialização.
A Adobe, empresa responsável pela popular ferramenta de edição de imagem Photoshop, juntou-se à Universidade de Berkley para criar um sistema que consegue detetar quando uma fotografia foi alterada.
Recorrendo a elementos de inteligência artificial, o algoritmo faz uma análise detalhada da imagem e consegue perceber não só se houve manipulação, mas diz também quais foram as zonas que sofreram modificações.
O algoritmo foi construído com base num grande número de imagens ‘gémeas’: as originais, sem qualquer alteração, e o resultado já modificado. Segundo a publicação The Verge, o algoritmo da Adobe consegue identificar com uma eficácia de 99% quais as imagens ‘photoshopadas’, já os humanos só conseguiram identificar as imagens alteradas em 53% dos casos.
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Por agora este é apenas um projeto de investigação e a Adobe adianta que ainda não tem planos para tornar esta ferramenta num produto comercial.
“Apesar de estarmos orgulhosos do impacto que o Photoshop e outras ferramentas criativas da Adobe tiveram no mundo, também reconhecemos as implicações éticas da nossa tecnologia”, disse a empresa numa publicação no blogue. “Os conteúdos falsos são uma questão séria e cada vez mais preocupante”, sublinha ainda a empresa.
Uma ferramenta como esta poderia ser importante na deteção de imagens criadas para espalhar desinformação, por exemplo.