Custa 640 milhões, tem ginásio, SPA e move-se a hidrogénio. Conheça o Aqua

Com espaço para 14 convidados, o iate da Sinot pretende chegar à água em 2024, com um preço previsto que ultrapassa os 640 milhões de dólares. 

Chama-se Aqua e foi apresentado no Mónaco, numa feira dedicada ao setor deste tipo de embarcações. Com muitos a apontarem o hidrogénio como uma forma mais limpa de combustível, o iate de 112 metros de comprimento tem cinco decks, espaço para 14 convidados e 31 tripulantes e até um ginásio.

Com dois motores alimentados a hidrogénio, a embarcação tem autonomia para 3750 milhas, tendo como limitação de velocidade os 17 nós, algo como 31 quilómetros por hora

Com muitos a apontarem o hidrogénio como uma forma mais limpa de combustível, a empresa de arquitetura e design de iates Sinot pretende aliar o hidrogénio a um conceito de luxo em alto-mar. Nos conceitos disponíveis, o iate inclui um SPA, um ginásio, piscina interior e ainda uma área que pretende imitar um salão de beleza.

Leia também | CaetanoBus é a primeira a produzir autocarros a hidrogénio na Europa

Esta semana, o iate tornou-se notícia, com vários meios internacionais a referir que Bill Gates, o fundador da Microsoft, teria encomendado o primeiro iate Aqua, por algo como 644 milhões de dólares (cerca de 588 milhões de euros, à conversão atual). Entretanto, no seu site oficial, a Sinot já veio desmentir estas publicações, indicando que “o conceito de Aqua não está ligado a Mr. Gates”, reforçando ainda que “não tem qualquer relação comercial” com o fundador da Microsoft.

Com ou sem Bill Gates como primeiro cliente deste iate movido a hidrogénio, é esperado que este iate esteja disponível a partir de 2024.

Leia também | Governo português acredita que o hidrogénio é o futuro dos elétricos

Mesmo com toda a atenção à sustentabilidade, há uma parte deste iate que não é assim tão ecológica. Por questões de precaução, o iate conta com um motor a diesel, que começará a funcionar caso acabe o hidrogénio e não seja possível abastecer rapidamente.

Percorra a galeria acima para ver mais imagens do conceito deste luxuoso iate.

 

Conheça por dentro o catamarã que produz e consome hidrogénio