Um drone autónomo que quer facilitar a pintura de paredes é a nova criação do laboratório de investigação da Disney Research.
Não é a primeira vez que esta divisão de investigação da Disney dá notícias ao mercado: já mostrou a visão que tem para um casaco que tem como objetivo o seu uso com experiências de realidade virtual, para dar sensações diferentes.
Agora, a Disney Research decidiu modificar um drone da DJI e colocá-lo no ar, a pintar paredes. Mas a tarefa do PaintCopter (é este o nome escolhido) não é assim tão descabida – caso a ideia comece a ‘pegar’, permitiria reduzir custos com segurança ou montagem de estruturas para quando é necessário pintar prédios com vários andares, por exemplo.
Veja também | Drone Awards 2018: Fotografias de drones de perder o fôlego
O drone foi modificado para passar mais tempo no ar – os tempos médios de autonomia dos drones no ar ronda os 30 minutos, o que tornaria muito difícil assegurar um trabalho de pintura. Por isso, este drone autónomo está constantemente ligado, através de um cabo. Além disso, também não transporta tinta – isso tornaria o trabalho mais difícil e pesado.
Veja também | DJI Mavic Air: voámos com o drone que cabe num bolso
Em vez disso, os investigadores da Disney utilizam um tubo, que envia tinta a partir do chão, para que o drone possa começar a pintar. Antes do trabalho propriamente dito começar, a Disney Research explica que utiliza as câmaras do drone para fazer um mapeamento da área que é preciso pintar.