Publicidade Continue a leitura a seguir

Mitos de tecnologia nos quais não deve acreditar

1. Mais megapíxeis não significam melhores fotografias | Nem sempre maior é melhor: basta pensar que o Google Pixel 3 XL é um dos melhores do mercado em fotografia e tem um sensor de 12 megapíxeis, enquanto há smartphones que têm sensores de 48 megapíxeis e nem sequer entram no top 20.
2. Carregar o telemóvel a noite toda não estraga a bateria | Os equipamentos modernos já estão preparados para terminar o ciclo de carregamento assim que as baterias estão 'cheias', pelo que o carregamento noturno não tem influência.
3. Os computadores Mac também apanham vírus | É verdade que os dispositivos Apple são mais difíceis de 'penetrar', mas sim, há vários registos de programas maliciosos direcionados para os computadores da Apple.
4. Não deixar a bateria esgotar por completo | A ideia de que se deve deixar a bateria chegar a 0% para melhor carregar o telemóvel já foi desmistificada. O ideal é que o utilizador carregue o smartphone quando o nível de bateria chega perto dos 15%.
5. Nem sempre as melhores especificações resultam em melhores smartphones | Há outros factores que importam: a otimização entre hardware e software representa um papel importante no desempenho geral dos equipamentos.
6. Mais barras não é sinónimo de melhor qualidade de rede | Até pode ter as barras de rede no máximo e a qualidade da chamada ser fraca. Porquê? Basta que esteja num local com muitas pessoas ou onde a rede está a carregar mais 'tráfego'.
7. Pong não é o primeiro videojogo de sempre | Foi o título que ajudou a catapultar os videojogos para o grande público, mas antes já tinham sido lançados outros jogos e experiências, como Bertie the Brain e OXO, na década de 1950.
8. O modo incógnito não torna o utilizador 'invisível' | Ao usar este modo no seu browser está a garantir que o seu histórico não é registado, mas há informações que continuam a ser recolhidas, como o endereço MAC do dispositivo, o endereço de IP, o sistema operativo, entre outros.
9. Mais Mbps não são o único sinónimo de melhor rede | Claro que 200 Mbps são melhores do 100 Mbps, mas a questão da latência também é importante. É por isso que se tiver a rede com muito 'lag', pode ter uma internet fraca, apesar da boa contagem de megabits por segundo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Baterias, vírus para computadores, especificações e videojogos. Há mitos  que continuam a espalhar-se pela internet.

Há ideias que são repetidas tantas vezes que acabam por fazer parte do chamado senso comum – mas isso não significa que essas ideias sejam verdadeiras ou estejam devidamente fundamentadas.

O mundo da tecnologia tem os seus ‘mitos urbanos’ que apesar do maior acesso à informação especializada que existe, continuam a persistir no tempo.

Leia também | Os 40 produtos que a Google matou nos últimos 20 anos

Na galeria em cima vai encontrar uma lista de alguns mitos de tecnologia que não são verdadeiros, mas que continuam a surgir em muitas conversas entre os utilizadores de gadgets.

Ainda se lembra destes telefones icónicos da Nokia?