Parece uma câmara de espião: para onde apontar a Nikon CoolPix P1000, vai conseguir ver elementos a muitos, muitos quilómetros de distância.
A Nikon tem uma nova câmara compacta com um potentíssimo zoom ótico – tão potente que os utilizadores vão conseguir captar fotografias a Saturno, que está a uma distância média de 1,2 mil milhões de quilómetros da Terra. A CoolPix P1000 tem um zoom de 125x, o valor mais elevado disponível atualmente no mercado nas chamadas câmaras de superzoom.
A empresa japonesa bate assim o seu próprio recorde, que era detido pelo modelo anterior desta gama – a CoolPix P900 tinha um zoom de x85 e também já permitia fotografar outros planetas do sistema solar.
Em vez de focar-se na fotografia espacial, a Nikon mostrou exemplos mais ‘terrestres’ daquilo que a sua câmara consegue fazer. Na imagem em baixo pode ver duas fotografias tiradas a partir do mesmo lugar, mas com distâncias focais diferentes – do lado esquerdo são 24 milímetros, do lado direito são 3.000 milímetros.
Viu o leão na fotografia da esquerda? É este o poder de zoom da Nikon CoolPix P1000.
Características técnicas
A câmara tem um sensor de 16 megapíxeis BSI, que consegue captar mais luz em ambientes de fraca luminosidade. Isso é particularmente importante neste modelo, pois a abertura máxima de lente é de f/8, o que faz com que a CoolPix P1000 seja acima de tudo talhada para fotografias diurnas.
Para ajudar nos ambientes noturnos, a câmara tem uma sensibilidade (ISO) máxima de 6400, o que acaba por dar maior iluminação às fotografias, mas sempre com mais ruído visual à mistura.
A câmara tem um ecrã rotativo, tem ligações Wi-Fi e Bluetooth e tem ainda capacidade para gravar vídeo em Ultra HD (4K).
A Nikon CoolPix P1000 vai custar mil dólares, cerca de 850 euros, e vai ficar disponível durante o mês de setembro. Ainda não há informação se também estará disponível nessa altura em Portugal.