Desde o lançamento do iPhone X, que trouxe ao mercado a moda dos smartphones com notch (ou entalhe), que este detalhe tem sido usado em vários smartphones. A marca chinesa Oppo apresentou o seu novo flagship, o Find X e apresenta uma nova característica: um sistema ‘pop-up’ de câmaras.
Além de ser um fator diferenciador no mercado, o que é este sistema permite? Um considerável rácio de área útil de ecrã. Ao incluir um sistema retrátil onde ficam alojadas as câmaras, o Find X consegue ganhar algum espaço de ecrã – que habitualmente costuma “roubar” espaço pela necessidade de alojar a câmara frontal.
Com o sistema pop-up, as câmaras do telefone só estão visíveis quando o utilizador precisar delas. Quando o sistema pop-up está escondido, as margens do ecrã são bastante reduzidas: a marca fala num rácio de ecrã e dimensões de 92.25%.
Pode não ser a decisão mais consensual do mercado, mas há que reconhecer que é uma característica diferenciadora no segmento mobile. Mas a Oppo não é a única marca a pensar em alternativas para conseguir margens de ecrã mais reduzidas: a Vivo, também chinesa, apostou numa câmara frontal retrátil, quase como uma espécie de periscópio, para o seu NEX.
A primeira configuração conhecida do Find X apresenta um ecrã de 6,42 polegadas, com resolução de 1080 por 2340 pixeis. A primeira configuração apresentada promete 256 GB de armazenamento e memória RAM de 8 GB. Nas câmaras, que estão no tal sistema pop-up, uma câmara traseira dupla com sensores de 16 e 20 MP; na câmara frontal, um sensor de 25 MP, claramente destinado para as selfies. Pode consultar todas as características aqui. Em relação a preços, a primeira indicação refere 999 euros. Estará também disponível uma edição especial com a Lamborghini, que eleva os preços para 1699 euros.
Durante a apresentação do Find X, a Oppo indicou que o telefone estará disponível na Europa, o que marca a expansão da fabricante para outros continentes. Primeiro, a Oppo chegará a quatro países: Espanha, França, Holanda e Itália.
A marca referiu também que o Find X estará disponível no mercado em agosto – ainda assim, não deu indicações sobre se isto inclui também a chegada ao mercado europeu.