Um hotel japonês despediu metade dos robôs… para contratar humanos

O hotel Henn-na “Strange” Hotel era conhecido por ter robôs para assegurar uma grande parte dos trabalhos. Agora, anunciou que vai despedir metade dos seus 243 robôs.

É um dos debates eternos no mundo da tecnologia: será que os nossos postos de trabalho podem ser ocupados por robôs? Neste hotel, pelo menos, parece que a resposta é não. Quando foi inaugurado, este hotel japonês apostou tudo numa receção robótica, que era até ocupada por um velociraptor robô. A questão é que os robôs acabaram por criar mais problemas do que soluções…

A história foi avançada primeiro pelo The Wall Street Journal. Entre os quase 121 robôs de que o hotel se vai ver livre está a boneca robótica Churi. Havia uma destas bonecas em cada quarto, para servir de assistente digital. Mas isto revelou-se um problema, quando a Churi não conseguia responder a questões simples dos hóspedes. No final, muitas das respostas às questões de quem ficava no hotel tinham de ser respondidas pelos poucos trabalhadores humanos do Strange Hotel.

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Quem também não sobreviveu a esta onde de “despedimentos” foram os robôs que tinham como missão transportar a bagagem dos hóspedes para os quartos. Com um total de cem quartos, os dois robôs transportadores só conseguiam chegar a 24 dos quartos – e ainda tinham grandes problemas com a chuva ou neve. Além disso, há ainda relatos de que ficavam frequentemente presos quando tentavam passar um pelo outro nos corredores…

Também há mexidas na receção: os dois velociraptor da receção vão ser substituídos por humanos. Na verdade, eram os funcionários humanos quem fazia muito do trabalho, já que os robôs não conseguiam fazer fotocópias ou responder às questões dos hóspedes.

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Todos estes robôs eram já antigos e, portanto, desatualizados, pelo que o hotel explicou que era mais fácil (e barato) despedi-los do que atualizá-los.

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