Publicidade Continue a leitura a seguir

Acha que as apps de antivírus Android são eficazes? É melhor pensar duas vezes

Publicidade Continue a leitura a seguir

Em 250 aplicações de antivírus disponíveis na loja de aplicações da Google, aparentemente quase dois terços das aplicações são tão ineficazes que poderiam ser consideradas fraudes.

A conclusão é da AV Comparatives, que divulgou esta semana um relatório sobre o tema. A empresa focou-se em aplicações que se anunciam como ‘Virus Shield’ na loja de aplicações da Google, disponíveis em janeiro de 2019. Das 250 aplicações testadas, em que dispositivos foram alimentados com malware para o teste, só 80 conseguiram detetar as ameaças.

E, mesmo assim, o teste mostra que estas 80 aplicações só conseguiram detetar 30% do malware – ou seja, muitas das ameaças conseguiam contornar aquilo que supostamente era um escudo. As restantes 138 não acrescentavam nada de novo à proteção do dispositivo.

Leia também | A Google removeu estas 29 aplicações. Quem as tiver vai querer fazer o mesmo

A empresa chegou a outra conclusão: muitas destas aplicações ineficazes eram feitas pelo mesmo fabricante, quase como se de uma linha de montagem se tratasse. Para a AV Comparatives, isto deixa no ar a ideia de que os responsáveis apenas estariam interessados em receber as receitas resultantes dos anúncios e pouco interessados na proteção do utilizador.

Há também outra nota: a empresa refere que, entretanto, 32 das aplicações já foram removidas da loja de aplicações da Google.

Android. Código malicioso em apps foi descarregado mais de 150 milhões de vezes