Android. Código malicioso em apps foi descarregado mais de 150 milhões de vezes

Aplicações maliciosas Android, apps

Este tipo de código permitia às apps apresentar anúncios de uma forma intrusiva e até redirecionar os utilizadores para determinados sites, sem consentimento. Este tipo de adware estava distribuído por 200 aplicações.

Segundo a empresa de segurança Check Point, este adware chamado SimBad, estava presente em várias aplicações, algumas delas bastante populares na loja de aplicações da Google. Curiosamente, muito deles eram jogos de simulação: Real Tractor Farming Simulator, Heavy Mountain Bus Simulator 2018, etc. Combinados, os downloads destas 200 aplicações totalizavam mais de 150 milhões de downloads.

Leia também | Estes produtos ajudam a manter as suas passwords em segurança

O código malicioso estava presente em várias aplicações, passando a mensagem de que os anúncios que apresentava eram legítimos – algo que não correspondia à verdade. Quando eram dadas as permissões, este adware apresentava anúncios fora das aplicações e enviava os utilizadores para outros sites, inclusive para que pudessem descarregar outras aplicações.

Entretanto, estas apps já foram todas removidas da Google Play. A Google refere que faz um esforço para rever as aplicações antes de chegarem à loja de apps, mas este tipo de adware contornava este tipo de verificação.

Desinstale estas aplicações. Estão a ganhar dinheiro com os seus dados