Google Arts & Culture lança experiências interativas baseadas em dados climáticos

Google Arts & Culture
Foto: Google Arts & Culture

Chama-se ‘Heartbeat of the Earth‘, o batimento cardíaco da Terra, numa tradução livre. Trata-se de mais uma das experiências do Google Arts & Culture, o braço da tecnológica dedicado ao mundo da arte e cultura, que pediu a artistas para mostrar através de obras de arte como é que o clima está a mudar.

Cinco artistas de diferentes países exploraram os dados do relatório do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC), numa série para o Google Arts & Culture que resulta de uma colaboração com a Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC).

Em comunicado, a Google aponta que “cada artista explorou dados sobre o clima utilizando tecnologias digitais, incluindo nuvens de pontos, drones equipados com luzes LED, Google Earth, Google Maps e Street View“. As experiências podem ser vistas online, num novo exercício que alia a tecnologia à arte. No vídeo abaixo é possível ver um resumo de todas as experiências.

Fabian Oefner, da Suíça, Timo Aho and Pekka Niittyvirta, da Finlândia, Laurie Frick (EUA) e Cristina Tarquini (Itália) são os artistas responsáveis pelas quatro obras interativas.

‘Paradoxo do Litoral’, uma experiência feita pelos artistas finlandeses, recorre ao Google Street View para mostrar o aumento real e previsto do nível do mar causado pela crise climática. É possível avançar séculos no tempo, escolhendo uma localização. Em Lisboa, em 2050, por exemplo, esta experiência aponta dados como a subida do nível médio do mar com uma subida de 0,3 metros desde os anos 2000, estimando ainda que “as temperaturas no verão cheguem a níveis letais e a fome seja frequente”.

Já a ‘Linhas do Tempo’ mostra como é que os glaciares têm recuado nos últimso 140 devido às alterações climáticas. Nesta experiência foi usado um drone para fotografar a paisagem e tecnologia de ponta.

‘O que comemos’ é uma ferramenta interativa online que mostra a pegada de dióxido de carbono de alimentos e dietas individuais em regiões selecionadas do mundo, como os Estados Unidos, França ou Reino Unido.

Mergulhando nos oceanos acidificantes‘ é uma abordagem interativa sobre como o aumento da temperatura e outros fatores estão a transformar os oceanos e, consequentemente, a vida marinha.

As experiências podem ser vistas online, através do browser. As experiências são divulgadas no mesmo dia em que é assinalado o Dia Mundial do Ambiente.

Google quer mostrar como alterações climáticas estão a afetar heranças culturais