iFi Zen, DAC e amplificador de auscultadores: Para redescobrir a sua música preferida

É um facto que a maioria das pessoas atualmente ouve música com auscultadores. É das formas mais práticas de o fazer, seja na rua em movimento ou a trabalhar sentado à secretária. Para quem se preocupa com a excelência do som, normalmente confia apenas que as características dos auscultadores sejam suficientes para que possa ouvir música na melhor qualidade. Não podiam estar mais enganados. Quando os ligam aos smartphones ou aos computadores pessoais estão a perder muita da informação contida nos ficheiros de música ou nos populares serviços de streaming. Por muito que os fabricantes digam o contrário, a verdade é que os componentes de áudio integrados nesses aparelhos têm, por norma, um fraco desempenho.

É aqui que entra o iFi Zen, um DAC (conversor áudio digital/analógico) e amplificador de auscultadores. Já tínhamos testado o topo de gama iFi iDSD Pro (2 749€) e ficámos impressionados com a sua versatilidade e qualidade sonora; agora, por apenas 149 euros temos acesso à mesma tecnologia. Assim, estamos a beneficiar do efeito “trickle-down”, em que a marca inclui a tecnologia de topo nos equipamentos mais baratos. À semelhança do que já acontece na indústria automóvel, é normal que componentes e funcionalidades de produtos mais caros passem a estar disponíveis em modelos mais acessíveis.

O iFi Zen foi claramente concebido com esse propósito e a verdade é que não dececiona. Não podíamos ter ficado mais impressionados com aquilo que o pequeno DAC/amplificador é capaz de fazer. O “coração” deste DAC é um chip Burr-Brown e um circuito proprietário que descodificam fluxos de áudio PCM, e DSD e MQA nativamente. A frequência de amostragem suportada vai até 32bit/384kHz, no caso do DSD de 2.8MHz até 12.4MHz (DSD64, 128 e 256). A programação proprietária do chip XMOS (que controla a entrada de áudio por USB) garante que novas funcionalidades possam vir a ser implementadas em atualizações de hardware futuras. Na verdade, o Zen DAC pode ser personalizado de acordo com o gosto de cada um: é possível instalar diferentes firmwares, disponibilizados pela iFi, para experimentar diversos filtros digitais.

O amplificador de auscultadores tem um seletor de ganho chamado “Powermatch” que deverá ser usado na opção “low” com intra-auriculares e “on” quando a escolha recair em auscultadores de grandes dimensões. Há ainda um realce de graves denominado “True Bass” para auscultadores que sejam limitados nessa frequência. Na lista de ligações temos desde a comum entrada 6,3 mm para auscultadores, RCA estéreo ou ainda a mais esotérica 4,4 mm Pentaconn balanceada, que tanto pode ser usada com auscultadores com “jack” balanceado, como para ligar a um amplificador com entrada XLR balanceada e assim integrar o Zen DAC no sistema de alta fidelidade.

Além da funcionalidade de amplificador de auscultadores, destacamos a possibilidade de poder ligar a saída RCA a um par de colunas amplificadas, como as Tibo Plus 2.1 e fica assim com um sistema hi-fi de secretária muito competente.

Na falta de um cabo de auscultadores balanceado, a análise de escuta teve de ser feita apenas com a normal saída para “jack” de 6,3 mm. A apresentação através dos auscultadores Philips Fidelio X2HR foi precisa e focada, com a voz de Lana Del Rey e de The Weeknd, no tema “Lust For Life”, a surgirem distintas e claras, sem serem afetadas por um grave poderoso apesar de os Fidelio X2HR serem abertos. Ativar a opção “True Bass” foi desnecessário pois só servia para “contaminar” o resto das frequências. Já no tema “Videogames” é percetível toda a atmosfera da gravação, com a delicadeza da harpa a contribuir para um desempenho muito convincente.

A resolução daquilo que está a tocar, em streaming ou ficheiros no computador, é-nos indicada por uma luz led por trás do botão potenciómetro ao centro que vai mudando de cor: PCM 44/48/88/96 kHz verde, PCM 176/192/352/384 amarelo, DSD 64/128 cyan, DSD 256 azul, MQA magenta. Utilizando o serviço de streaming Tidal é possível verificar a mudança de cor entre o verde PCM 44 (qualidade de cd) e o azul MQA (master), assim como a respetiva melhoria na qualidade do som. O Zen DAC é alimentado por USB, no entanto, pode ser alimentado por uma fonte externa (vendida separadamente) que a marca diz melhorar ainda mais a performance do mesmo.

Preço iFi Zen DAC: 148,99€

Disponível em smartstores.pt/product/zen-dac