Itália multa Facebook em 7 milhões de euros por práticas contra proteção de dados

Facebook, redes sociais, Zuckerberg
(Kenzo TRIBOUILLARD/AFP)

A autoridade de concorrência italiana, AGCM, anunciou hoje uma nova multa de sete milhões de euros contra o Facebook por práticas comerciais desleais no âmbito da proteção de dados.

De acordo com a AGCM, o gigante da média social norte-americano não está a informar adequadamente os seus utilizadores sobre como recolhe e utiliza os seus dados para fins comerciais.

Em 2018, a AGCM já tinha multado o Facebook em cinco milhões de euros, acusando-o de usar de práticas comerciais desleais, sendo que na altura ordenou que tomasse medidas para as corrigir.

A multa agora aplicada foi decidida pelo regulador italiano uma vez que o Facebook ignorou as ordens para alterar as práticas, explicou a AGCM em comunicado.

“Ainda não foram dadas informações rápidas e claras sobre a recolha e o uso dos dados dos utilizadores para fins comerciais”, justificou o regulador.

E prosseguiu: “São informações que o consumidor precisa de saber para decidir se quer aderir ao serviço, atendendo ao valor económico para o Facebook dos dados fornecidos pelo utilizador”.

Estes dados representam “o pagamento pela utilização do serviço” do gigante tecnológico norte-americano, lembrou a AGCM.