Publicidade Continue a leitura a seguir

Como não ficar refém do próprio smartphone

1. Tente não usar o smartphone logo pela manhã | A melhor forma de evitar o smartphone logo pela manhã é ao usar um despertador 'à antiga', pois provavelmente esta seria a sua primeira interação com o telemóvel. Tome banho, coma o pequeno-almoço e tente evitar o telefone assim que acorda.
2. Não carregue o smartphone durante a noite perto de si | Se o fizer, a tentação de agarrá-lo pela manhã vai ser muito grande. Pondere mesmo deixar de levar o smartphone consigo para o quarto, mas mantenha o som ativado para o caso de receber alguma chamada de emergência.
3. Diminua o número de notificações | Todos os dias recebe, provavelmente, dezenas de notificações, seja das redes sociais, de jogos ou outras aplicações. Faça uma gestão mais regrada das aplicações que podem 'chateá-lo', sobretudo nas horas de trabalho.
4. Tente fazer mais atividades ao ar livre | Se acha que o smartphone tem muitos elementos para admirar, o mundo ‘real’ não fica atrás. Em vez de apanhar o metro para andar duas estações, que tal uma caminhada? Escolha também atividades que lhe ocupem as duas mãos, como ler um livro ou o jornal.
5. Faça um autodiagnóstico | Por vezes a dureza dos factos é a melhor chamada de atenção que podemos ter. Instale no smartphone uma aplicação que o ajude a perceber o tempo que passa agarrado ao telemóvel e quais as apps que consomem mais o seu tempo.
6. Coloque o smartphone em silêncio durante as refeições | Enquanto está a jantar, está cada um agarrado ao seu telemóvel? Deixe-o pousado longe da mesa e com as notificações silenciadas.
7. Jogue ao ‘smartphone empilhado’ | Quando estiver com os seus amigos num bar, coloque todos os smartphones em cima uns dos outros. O primeiro a mexer na pilha de gadgets para ver notificações paga uma rodada.
8. Desinstale as apps das redes sociais | A probabilidade de investir parte do seu tempo com o smartphone em redes sociais é grande. Pode sempre desinstalar estas aplicações e consultar o Facebook ou o Instagram quando estiver num computador, por exemplo.
9. Diminua a vivacidade das cores no ecrã | Os smartphones e as aplicações estão pensados para serem o mais apelativos possível para os seus olhos. Pode por isso alterar as definições do ecrã - tornando-o até mesmo todo cinzento - para combater esta 'beleza'.
10. Tente interagir mais com outros gadgets | O smartphone concentra muitos serviços, mas precisa mesmo de usá-los todos no telemóvel? Deixe algumas tarefas para o computador ou para a coluna inteligente, sempre são menos interações que tem com o gadget.
11. Crie o dia sem smartphone e desafie os amigos | Uma vez por mês, deixe o smartphone em casa. Troque o cartão SIM para um telemóvel básico. Para tornar isto mais apelativo, desafie alguns amigos a fazer o mesmo.
12. Procure ajuda médica profissional | Se sente mesmo uma grande dependência relativamente ao seu smartphone, ao ponto de considerar que é pouco saudável, então a melhor opção é procurar ajuda médica.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não precisa de atirar o smartphone para uma gaveta e fazer um retiro espiritual para diminuir a sua dependência do gadget. Veja na galeria como ‘libertar-se’ do seu telefone.

A probabilidade de o smartphone ser o primeiro elemento com que interage de manhã e o último ao final do dia é enorme. Estes pequenos computadores de bolso vieram tomar conta da nossa vida, no sentido em que passaram a concentrar muitas ferramentas que considerámos indispensáveis no quotidiano.

A questão é: tem ideia de quanto tempo passa no seu smartphone? Imagina a quantidade de vezes que liga o ecrã só para ver se tem alguma notificação nova? Já lhe aconteceu inclusive ficar com a sensação de ter recebido numa notificação, mas afinal foi tudo produto da sua imaginação?

Leia também | Acha que não está viciado no telemóvel? Então instale estas 40 aplicações

Sim, é verdade que os telemóveis inteligentes vieram melhorar vários aspetos da vida dos utilizadores e sim, também é verdade que há utilizadores que estão completamente viciados neste gadget.

Na galeria em cima pode ficar a conhecer alguns truques e dicas que vão ajudá-lo a ficar menos dependente do smartphone e vão ensiná-lo a consumir tecnologia com uma maior moderação.

11 erros que está a cometer com o seu smartphone