Publicidade Continue a leitura a seguir

Há smartphones Samsung nos quais é impossível desinstalar o Facebook

1. O Facebook vem instalado como aplicação de sistema em alguns equipamentos Samsung, o que significa que só com acesso de administrador (root) é possível eliminar por completo a aplicação. Como fazer root é um processo complexo para a maioria dos utilizadores, ficam aqui algumas soluções mais simples para 'limpar' o smartphone de apps indesejadas.
2. Desativar a aplicação | Aceda às definições do Android e selecione o separador Aplicações e Notificações. Aí escolha a aplicação do Facebook e carregue em desativar. Não vai tirar a aplicação por completo do smartphone, mas na prática é mesmo como se a app tivesse sido desinstalada.
3. Nos smartphones Samsung pode instalar a aplicação Package Disabler Pro+ (3,39 euros). Esta ferramenta permite desativar várias aplicações em simultâneo, fazendo com que estas aplicações percam todas as suas funcionalidades.
4. Para eliminar mesmo o Facebook sem fazer root ao smartphone, vai precisar de duas ferramentas: instalar o App Inspector no telemóvel (para obter o nome exato do pacote de aplicação do Facebook) e instalar o programa Android Debug Bridge (ADB) no computador. Depois basta conectar o smartphone ao PC e no ADB executar o seguinte comando: adb shell pm uninstall -k --user 0 AAA (sendo que o AAA deve ser substituído pelo nome do pacote do Facebook).

Publicidade Continue a leitura a seguir

Aplicação vem pré-instalada de origem e utilizadores que querem apagar o serviço não conseguem. A única opção é desativar o Facebook.

Há modelos de smartphones Samsung que trazem a aplicação do Facebook pré-instalada de origem e nos quais é depois impossível – pelo método tradicional – desinstalar a rede social. Segundo a Bloomberg, são vários os utilizadores que se têm queixado deste formato de parceria.

Após um ano em que foram várias as críticas ao Facebook por escândalos de privacidade e falta de segurança, muitos utilizadores optaram por abandonar a plataforma. Mas em vários dispositivos Samsung – a lista de modelos não foi especificada -, quem quer desinstalar a app não consegue.

A única opção dada é a desativação da aplicação. Tanto o Facebook como a Samsung garantem que quando a app está desativada, não é feita qualquer recolha de dados e informações pessoais dos utilizadores.

O Facebook também não revelou a lista de fabricantes de smartphones com os quais tem acordos para que a aplicação venha instalada de origem. Já do lado dos consumidores, só questionando o vendedor no ato de compra é que poderá saber se a app vem ou não pré-instalada, pois essa informação por norma não faz parte da lista de detalhes técnicos do equipamento.

Leia também | Como proteger a sua conta quando o Facebook faz asneira

Mas a pré-instalação de aplicações em smartphones, apps essas que depois não podem ser desinstaladas, é uma prática há muito usada por fornecedores de serviços e fabricantes de smartphones. A Samsung, por exemplo, também tem uma parceria com a Microsoft neste sentido. Os operadores de telecomunicações em Portugal também pré-instalam algumas aplicações nos smartphones que vendem e que depois não podem ser eliminadas através do método tradicional.

Na galeria em cima pode ficar a conhecer alguns truques para ‘eliminar’ aplicações do smartphone que não podem ser desinstaladas.

As 12 coisas que precisa mesmo de apagar do seu Facebook