Como proteger a sua conta quando o Facebook faz asneira

Há formas de se proteger no Facebook. A própria rede social fez mudanças nos últimos meses para melhorar a autenticação e a segurança em geral. Saiba o que deve fazer.

Agora é mais simples ativar a autenticação em dois passos no Facebook, um mecanismo que aumenta o nível de segurança das contas dos utilizadores. Além de introduzir o email e a palavra-passe para entrar na rede social, com a autenticação em dois passos o utilizador recebe um código único para validar o log in na plataforma. Quem optar por ativar este mecanismo vai agora encontrar um processo mais simplificado – o Facebook vai guiar o utilizador, passo a passo, até a configuração estar concluída.

Na versão anterior deste sistema só era possível indicar o número de telemóvel para receber o segundo código de autenticação. Com a nova versão vai ser possível usar aplicações próprias, como o Google Authenticator ou o Duo Mobile. O que estas aplicações fazem é gerar um código único sempre que o utilizador precisa de fazer uma nova autenticação no Facebook. O processo de autenticação em dois passos é um standard de segurança cada vez mais comum nos serviços online, pois adiciona uma camada extra de segurança às contas dos utilizadores.

Leia mais: As 12 coisas que deve mesmo apagar do Facebook

Se quiser usar esta funcionalidade deve aceder às ‘Definições’ do Facebook e depois escolher o separador ‘Segurança e início de sessão’. Depois só precisa de escolher ‘Usar a autenticação de dois fatores’ e seguir os passos indicados pelo Facebook. Este reforço de segurança acabou por acontecer pouco antes da entrada em vigor do Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD) da Europa ter efeitos vinculativos, que aconteceu em maio.

O que sabe o Facebook sobre as suas mensagens?

Soube-se há alguns meses que o Facebook tem informação sobre as chamadas e mensagens de vários utilizadores. Como evitar? O processo é simples: só precisa de aceder às definições do Facebook e carregar no link que diz “Descarrega uma cópia dos teus dados do Facebook”. A plataforma vai pedir a password, só para confirmar a identidade do utilizador, enviando depois um email assim que os dados estiverem prontos para ser descarregados.

Depois de já ter os dados, aceda ao Separador “Informação de Contactos”, onde vai encontrar os registos de chamadas e SMS que a rede social tem sobre si. Estes dados incluem a tipologia da chamada – recebida ou efetuada -, a duração e o destinatário. Já no caso dos SMS há indicação de para quem foi enviado e quando. Fique também a saber que, se quiser, pode eliminar os metadados de comunicações que o Facebook tem sobre si: precisa de aceder às definições do Messenger e eliminar toda a lista de contactos associada.

Há ainda alguns conselhos globais sobre como agir de forma preventiva para evitar ciberataques à sua conta.

1. Use um endereço de correio eletrónico específico para receber notificações de redes sociais. É conveniente usar um email diferente para estar em contacto com amigos e outro, confidencial, para receber informação de bancos ou de outras instituições relevantes.

2. Crie passwords fortes. Não usar palavras que se possam encontrar num dicionário, dados pessoais ou que sigam uma ordem regular do teclado. Uma palavra-passe segura deve conter uma combinação de letras, números e caracteres especiais.

3.Associe a sua conta do Facebook a um telemóvel. Isto permite realizar múltiplos ajustes de segurança. Ligue a “navegação segura” para encriptar a sua sessão no Facebook, evitando que alguém se possa introduzir na sua conta quando navega através de uma rede Wi-Fi insegura.

4. Ligue as notificações de início de sessão. Com esta característica ligada, o Facebook avisa-o sempre que a sua conta for acedida através de um dispositivo novo. Selecione “aprovações de início de sessão” para solicitar um código de acesso sempre que se ligar à sua conta a partir de um dispositivo novo. Esta função impede que alguém possa utilizar a sua conta através de um dispositivo que não seja conhecido por si.

5. Dispositivos de confiança. Esta opção é uma extensão das Aprovações de Início de Sessão. Através dela, o utilizador é notificado quando alguém acede à sua conta através de um dispositivo desconhecido.

6. Sessões ligadas. Comprove as suas sessões nas configurações de segurança da sua conta do Facebook, para ver que não se ligou a partir de um lugar desconhecido. Se notar que tem uma sessão ligada a partir de um local que não conhece, desligue essa sessão

7. Passwords específicas para aplicações. Esta função existe porque algumas aplicações do Facebook não podem receber códigos de segurança em certas plataformas. Se tiver ligadas as “aprovações de início de sessão” e tentar entrar na sua conta através de algum dispositivo, é possível que seja bloqueado.