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Estes truques vão facilitar-lhe a vida no Instagram

Ainda nos primeiros tempos, em 2009, a aplicação tinha outro nome: Burbn.
Esta é a primeira foto partilhado no Instagram: data de 16 de julho de 2010 e foi partilhada por Kevin Systrom, um dos fundadores da empresa.
Nos primeiros tempos, ainda antes de galerias e tudo mais, o Instagram era o sítio onde toda a gente queria partilhar fotos com demasiados filtros.
Em 2013, já nas mãos do Facebook, os vídeos de 15 segundos chegavam ao Instagram.
O primeiro logótipo do Instagram, antes de tudo se tornar numa gradiante cor-de-rosa.
Há alguns anos, o Instagram decidiu mudar radicalmente de ar: o azul e os tons escuros foram substituídos por um visual mais clean, onde predomina o branco.
A mudança de visual afetou também outras aplicações, como o Boomerang, por exemplo, que também viu o logo ser alterado.
Em 2016, novo patamar no Instagram, com a introdução das Stories ou histórias.
Ainda em 2016, o Instagram apresentava a funcionalidade que permitia transmitir vídeo em direto.
Este ano, o Instagram lançou a IGTV, uma espécie de hub de vídeo, virado para os criadores de conteúdos.

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A influência do Instagram tem vindo a crescer e a aplicação de partilha de imagens absorve o tempo de milhões de utilizadores todos os dias. Com mais funcionalidades à disposição, há alguns truques que vale a pena conhecer.

Se inicialmente o Instagram apenas permitia acrescentar filtros às imagens e partilhá-las, com o tempo o conjunto de funcionalidades foi aumentado – vídeos, histórias, filtros ou diretos são apenas alguns dos exemplos. Com mais coisas para fazer, também há alguns pontos que convém saber, desde a área da privacidade até formas de ganhar mais seguidores.

Não use a câmara do Instagram

Pode parecer mais prático, mas a câmara da aplicação é mais limitada do que a câmara do seu smartphone. Em muitos casos, dada as limitações da app, o resultado pode ficar aquém daquilo que esperava. Para isso, mais vale usar a câmara do seu telefone e só depois carregar as imagens para o Instagram.

Escolha quem pode ver as suas histórias

É uma funcionalidade muito prática. Pode configurar quem é que vê as histórias que partilha na rede social, indo até ao seu perfil, definições, privacidade e história. Aí pode definir várias parâmetros: pode escolher de quem quer ocultar as histórias (colocando os nomes na lista de seguidores) ou quem é que pode responder às suas histórias por mensagem.

Também é possível configurar se as pessoas podem partilhar a sua história ou não. Também pode definir por lá a sua lista de amigos chegados – só quem está na lista é que pode ver as histórias que partilha através deste modo.

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Evite ficar viciado

Se passa muito tempo no Instagram, dá sempre jeito ver quanto tempo é que isso é. Pode verificar essa informação diretamente na aplicação, através da opção ‘a tua atividade’, na definições.

Guardar fotografias para mais tarde

Se vê alguma coisa no Instagram que pretende guardar para mais tarde, basta clicar na bandeirola ao lado de uma publicação. Para recuperar isso, basta ir mais tarde até às três linhas do Instagram e escolher ‘Guardados’.

Faça scan a códigos do Instagram

Há quem não tenha os nomes de utilizador mais fáceis do mundo. Se está a ter dificuldade em seguir alguém com um handle de utilizador estranho, pode sempre fazer scan do código. Basta carregar nas três linhas no canto superior direito da aplicação e escolher ‘identificação de nome’. Também é lá que pode usar um scanner para ler o código de alguém ou mudar o seu.

Sem identificações

Tem amigos que o identificam em fotos de grupo… em que nunca está favorecido(a)? Vá às definições e escolha quem é que o pode marcar em fotos. Também pode sempre tirar a identificação.

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Poupe dados

O Instagram consome muitos dados móveis. Para consumir menos, há uma opção nas definições, chamada ‘definições de dados móveis’, que permite poupar dados. Como? Os vídeos não vão ser pré-carregados. Também pode escolher quando é que são vistos os conteúdos de alta resolução – só com Wi-Fi ou também com dados móveis.

Ganhe mais seguidores

Calma, isto não envolve a compra de seguidores, mas sim através da utilização de hashtags específicas. #FollowForFollow (seguir por seguidos) mostra a outros utilizadores que está disposto a seguir uma conta em troca de um seguidor.

Quer saber quem andou a ver o seu perfil no Instagram? Esta aplicação diz-lhe