Estes truques vão facilitar-lhe a vida no Instagram

A influência do Instagram tem vindo a crescer e a aplicação de partilha de imagens absorve o tempo de milhões de utilizadores todos os dias. Com mais funcionalidades à disposição, há alguns truques que vale a pena conhecer.

Se inicialmente o Instagram apenas permitia acrescentar filtros às imagens e partilhá-las, com o tempo o conjunto de funcionalidades foi aumentado – vídeos, histórias, filtros ou diretos são apenas alguns dos exemplos. Com mais coisas para fazer, também há alguns pontos que convém saber, desde a área da privacidade até formas de ganhar mais seguidores.

Não use a câmara do Instagram

Pode parecer mais prático, mas a câmara da aplicação é mais limitada do que a câmara do seu smartphone. Em muitos casos, dada as limitações da app, o resultado pode ficar aquém daquilo que esperava. Para isso, mais vale usar a câmara do seu telefone e só depois carregar as imagens para o Instagram.

Escolha quem pode ver as suas histórias

É uma funcionalidade muito prática. Pode configurar quem é que vê as histórias que partilha na rede social, indo até ao seu perfil, definições, privacidade e história. Aí pode definir várias parâmetros: pode escolher de quem quer ocultar as histórias (colocando os nomes na lista de seguidores) ou quem é que pode responder às suas histórias por mensagem.

Também é possível configurar se as pessoas podem partilhar a sua história ou não. Também pode definir por lá a sua lista de amigos chegados – só quem está na lista é que pode ver as histórias que partilha através deste modo.

Leia também | Acha a sua password infalível? Reveja as definições com estas dicas

Evite ficar viciado

Se passa muito tempo no Instagram, dá sempre jeito ver quanto tempo é que isso é. Pode verificar essa informação diretamente na aplicação, através da opção ‘a tua atividade’, na definições.

Guardar fotografias para mais tarde

Se vê alguma coisa no Instagram que pretende guardar para mais tarde, basta clicar na bandeirola ao lado de uma publicação. Para recuperar isso, basta ir mais tarde até às três linhas do Instagram e escolher ‘Guardados’.

Faça scan a códigos do Instagram

Há quem não tenha os nomes de utilizador mais fáceis do mundo. Se está a ter dificuldade em seguir alguém com um handle de utilizador estranho, pode sempre fazer scan do código. Basta carregar nas três linhas no canto superior direito da aplicação e escolher ‘identificação de nome’. Também é lá que pode usar um scanner para ler o código de alguém ou mudar o seu.

Sem identificações

Tem amigos que o identificam em fotos de grupo… em que nunca está favorecido(a)? Vá às definições e escolha quem é que o pode marcar em fotos. Também pode sempre tirar a identificação.

Leia também | As 5 dicas de Herman José para brilhar no Instagram

Poupe dados

O Instagram consome muitos dados móveis. Para consumir menos, há uma opção nas definições, chamada ‘definições de dados móveis’, que permite poupar dados. Como? Os vídeos não vão ser pré-carregados. Também pode escolher quando é que são vistos os conteúdos de alta resolução – só com Wi-Fi ou também com dados móveis.

Ganhe mais seguidores

Calma, isto não envolve a compra de seguidores, mas sim através da utilização de hashtags específicas. #FollowForFollow (seguir por seguidos) mostra a outros utilizadores que está disposto a seguir uma conta em troca de um seguidor.

Quer saber quem andou a ver o seu perfil no Instagram? Esta aplicação diz-lhe