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Guia sobre eSports, o fenómeno que está a gerar novos milionários

Os torneios de eSports já atraem milhares de pessoas até aos 'estádios'. Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch
Os cenários de competição destacam-se pelas ilumincações coloridas e pelos ecrãs gigantes das transmissões. Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch
As arenas de competição variam depois muito de torneio para torneio. Mas as atenções estão sempre focadas nos jogadores e nas suas reações. Foto: REUTERS/Tom Jacobs
Milhares de pessoas vibram com o desenrolar dos jogos - um tiro bem dado no adversário desperta reações semelhantes às de um golo de futebol num jogo importante. Foto: REUTERS/Philippe Wojazer
O público dos torneios de eSports caracteriza-se por ser muito jovem, algo que é apelativo sobretudo para as marcas patrocinadoras. Foto: REUTERS/Wolfgang Rattay
Tal como noutros desportos, em cada equipa costuma haver um jogador 'chave', que pode desequilibrar a partida a qualquer momento. Cada jogador tem depois missões muito concretas que precisa de cumprir. Foto: REUTERS/Tom Jacobs
Além dos jogadores, cada equipa tem também um treinador que está sempre por perto, seja para dar apoio nos momentos de pausa, seja para corrigir a tática caso não esteja a resultar. Foto: REUTERS/Tom Jacobs
As competições de eSports variam muito entre si. Enquanto uma equipa de Counter Strike conta com cinco elementos, num jogo como o FIFA a competição é feita muitas vezes um-contra-um. Foto: REUTERS/Philippe Wojazer
Várias editoras já estão a produzir videojogos especificamente a pensar no seu potencial enquanto eSports. Rocket League, na imagem, é um destes casos, mas há outros exemplos, como o fenómeno Fortnite. Foto: REUTERS/Tom Jacobs

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Já ouviu falar dos eSports, sabe que é uma indústria que movimenta muito dinheiro, mas ainda não percebeu bem em que consiste? Este guia é para si.

Os desportos eletrónicos, mais conhecidos como eSports, estão na moda. Nos últimos anos tem aumentado o número de competições, de atletas e de espectadores, o que por sua vez tem feito aumentar o número de investidores nesta área.

O que durante muitos anos foi visto como uma atividade de ‘geeks’ que não largavam o computador, é agora uma verdadeira mina de dinheiro. A consultora Newzoo, que todos os anos produz um estudo focado nos eSports, estima que em 2018 esta indústria gere 772,9 milhões de euros, um aumento de 38% face aos 559,3 milhões de euros registados em 2017.

Uma parte destes valores vai para os atletas profissionais de videojogos. São já vários aqueles que ao longo das suas carreiras ganharam mais de um milhão de euros, entre prémios de competições e patrocínios de marcas.

Em baixo pode encontrar um guia sobre eSports e que vai ajudá-lo a perceber melhor este fenómeno.

O que são os eSports?

Desportos eletrónicos é um termo usado para definir os videojogos que são jogados de forma competitiva a nível profissional.

O termo profissional aqui é importante, pois é o que ajuda a destacar os eSports de uma simples tarde de videojogos com os amigos lá em casa. Também pode jogar futebol com os seus colegas, mas isso não torna esse jogo automaticamente num desafio profissional, certo?

As competições de eSports variam nos jogos, no número de jogadores que estão em competição e também no formato – há torneios que são jogados inteiramente online, enquanto outros são jogados de forma presencial.

Mas são mesmo um desporto?

Este é um debate antigo. Há quem considere que estar sentado frente a um computador ou a uma consola a jogar não é um desporto. Porquê? Porque os videojogos sempre foram vistos como uma forma de entretenimento ‘preguiçosa’ e até pouco saudável.

Segundo o dicionário online Priberam, é considerado como desporto toda a “prática regular de uma atividade que requer exercício corporal e que obedece a determinadas regras, para lazer, para desenvolvimento físico ou para demonstrar agilidade, destreza ou força”.

Com o passar dos anos, sobretudo por causa das competições, jogar videojogos tornou-se num verdadeiro desporto. Os atletas profissionais das melhores equipas treinam várias horas por dia, fazem exercícios específicos para desenvolver novas capacidades – como os tempos de reação e a destreza dos dedos – e têm lesões musculares tal como os atletas de desportos como o futebol ou o ténis.

O maior sinal de que os eSports já são um desporto reconhecido a nível internacional é as conversações em curso para levar estas competições até aos Jogos Olímpicos de 2024.

Porquê este crescimento dos eSports?

Como muitas outras histórias de sucesso, o crescimento dos eSports explica-se por uma conjugação feliz de vários factores que ajudaram a projetar esta atividade.

Um deles foi a evolução tecnológica. Os computadores e as consolas ficaram melhores, os videojogos também, e isso ajudou a atrair o interesse de mais pessoas. A tecnologia também ficou mais barata e mais acessível, o que ajudou na democratização dos videojogos.

O desenvolvimento de tecnologias específicas, como as maiores velocidades de débito das ligações de internet, permitiram um salto qualitativo nas competições online que são feitas a partir do conforto da casa de cada um.

Os próprios jogos contribuíram. O aparecimento de títulos puramente competitivos, como Counter-Strike ou DOTA 2, ajudaram a tornar jogadores casuais em jogadores que ganharam gosto pela competição e dedicam-se a tempo inteiro a esta atividade.

Depois dá-se o efeito bola de neve: as primeiras competições bem sucedidas atraíram mais atletas, atletas esses que chamaram a atenção de mais pessoas para os eSports. As marcas prestaram atenção e o potencial de monetização tem levado a um cada vez maior investimento de capital, o que tem tornado os eventos e os prémios para os atletas cada vez maiores. O ciclo continua.

Quais as competições mais conhecidas?

A maior de todas as competições chama-se The International e é dedicada ao jogo de estratégia em tempo real DOTA 2. Nas últimas quatro edições este torneio atribuiu 63,7 milhões de euros em prémios.

Outras competições que nos últimos anos deram vários milhões de euros em prémios aos vencedores foram: League of Legends World Championship, Overwatch League, Intel Extreme Masters, FIFA Interactive World Cup, Battle.net World Championship Series, Global Starcraft II League e Halo Championship Series, por exemplo.

Também há competições em Portugal?

Claro. Portugal não tem passado ao lado do grande fenómeno dos eSports. Recentemente, em Lisboa, aconteceu aquele que foi o maior evento de desportos eletrónicos alguma vez feito em território português, o Moche XL eSports. Havia um total de 50 mil euros para atribuir às melhores equipas – entre as participantes estiveram duas equipas de top 20 mundial de Counter-Strike.

Há outras competições em Portugal e feitas apenas com equipas locais. São exemplos as competições promovidas pela própria Federação Portuguesa de Futebol que criou torneios em torno do simulador de futebol FIFA.

Além de competições, há outros eventos dedicados a eSports. Portugal voltou a estar em destaque com o Girl Gamer, um evento de videojogos só para jogadorAs.

E os jogadores mais conhecidos?

Nos chamados desportos tradicionais há vários ídolos a nível mundial. Cristiano Ronaldo no futebol, LeBron James no basquetebol, Novak Djokovic no ténis e por aí fora.

Nos eSports temos, por exemplo, Kuro Takhasomi, Amer Barqawi e Saahil Arora como nomes grandes do jogo DOTA 2. Já Oleksandr Kostyliev, Freddy Johansson e Nikola Kovač são verdadeiros gurus no jogo Counter-Strike Global Offensive. No jogo Starcraft II, um fenómeno na Coreia do Sul, são os jogadores Sung Choo Cho, Byung Ryul Lee e Yoo Jin Kim os mais famosos.

A nível nacional os atletas Ricardo ‘Fox’ Pacheco, Francisco ‘Xico’ Antunes, João ‘KillDream’ Ferreira e Francisco ‘Quinzas’ Cruz estão entre os mais conhecidos. Há mesmo quem acredite que “Portugal vai ter dos melhores jogadores do mundo em eSports”.

Posso tornar-me num atleta de eSports?

A resposta é sim. Da mesma forma que uma criança que comece agora a treinar pode tornar-se num jogador de futebol profissional daqui a alguns anos, um jovem que tenha gosto e dedicação pelos videojogos também pode tornar-se num profissional de desportos eletrónicos.

É verdade que o número de equipas de desportos eletrónicos ainda é muito inferior ao número de equipas de outros desportos, o que significa que há menos oportunidades. Mas é um mercado que está em crescendo e mesmo que seja a nível semi-profissional, sem clube ‘oficial’, já é possível ganhar dinheiro.

Mas é preciso ter um factor importante em conta: a carreira dos atletas de eSports é, em média, mais curta do que a dos atletas de outros desportos. Ao mais alto nível, jogadores com 26 ou 27 anos já são considerados como em ‘fim de linha’. Há inclusive vários exemplos de atletas que ‘reformaram-se’ antes dos 26 anos.

Quanto posso ganhar?

A resposta certa – e mais ambiciosa – é milhões de euros. Os melhores jogadores do mundo dos principais jogos de eSports conseguem, ao longo das suas carreiras, amealhar vários milhões de euros. Por exemplo, Kuro Takhasomi já ganhou 3,1 milhões de euros só em torneios e tem apenas 25 anos.

Claro que esta não é a bitola para a esmagadora maioria dos atletas. Usando mais uma vez a analogia de outros desportos, um jogador de um clube da primeira liga portuguesa de futebol não ganha o mesmo que um jogador da primeira liga inglesa de futebol.

Os ganhos também variam muito de acordo com o número de torneios em que cada atleta participa e do próprio jogo que escolhe – alguém pode ser muito bom no jogo Clash of Clans, mas este jogo simplesmente não é tão lucrativo em termos de torneios quando o Counter-Strike ou o Dota 2.

Onde acompanhar competições online?

Se estiver interessado em apenas assistir ao que de melhor se faz no mundo dos desportos eletrónicos, então deve ficar atento à plataforma Twitch. É aqui que são transmitidas as principais competições e também é aqui que vai sentir-se ‘em casa’ enquanto gamer.

Pode também procurar por vídeos de eSports no YouTube e nos sites oficiais das competições.