A GSMA, organização responsável pelo evento, anuncia que o evento ficará em Barcelona por mais um ano, até 2024. Edição deste ano foi cancelada devido à pandemia de covid-19.
O evento tecnológico Mobile World Congress vai manter-se em Barcelona até 2024, mais um ano do que era inicialmente previsto. O acordo foi anunciado na noite de quarta-feira pela GSMA, a associação de operadoras de telecomunicações responsável por este certame.
Esta adição de mais um ano ao prazo conhecido para a realização do evento dedicado à área da mobilidade é justificado pelo cancelamento da edição deste ano, que estava marcada para fevereiro deste ano. O evento foi cancelado ainda antes da imposição de restrições apertadas à circulação em Espanha.
Este anúncio da manutenção da feira em Barcelona não se trata de um novo acordo mas sim de um prolongamento do vínculo já existente – que vigorava até 2023 -, indicou fonte do governo regional da Catalunha à agência Reuters.
O impacto económico da MWC, indica a imprensa espanhola, ronda os 500 milhões de euros, sendo que o evento é responsável pela criação de mais de 14 mil empregos temporários. Entre 24 e 27 de fevereiro – data marcada para a realização do evento em 2020 – deveriam passar por Barcelona cerca de 100 mil pessoas, oriundas de cerca de 200 países.
Logo no arranque do mês de fevereiro, várias marcas do setor da tecnologia decidiram retirar a presença do evento, justificando esta decisão com preocupações com a segurança de empregados, parceiros e possíveis clientes. Devido à grande quantidade de pessoas que partilham o mesmo espaço durante o evento e à existência de stands com produtos disponíveis, manuseados por milhares de pessoas ao longo dos dias do evento, o MWC acabou por ser cancelado ainda na primeira quinzena de fevereiro. Várias marcas optaram por manter as datas de lançamento de produtos, preferindo assegurar os anúncios através de eventos online.