Mobile World Congress fica em Barcelona até 2024

MWC 2020, coronavírus, Mobile World Congress
Um trabalhador de máscara deixa o centro de congressos durante os preparativos para o Mobile World Congress, em Barcelona. Foto: EPA/ANDREU DALMAU

A GSMA, organização responsável pelo evento, anuncia que o evento ficará em Barcelona por mais um ano, até 2024. Edição deste ano foi cancelada devido à pandemia de covid-19. 

O evento tecnológico Mobile World Congress vai manter-se em Barcelona até 2024, mais um ano do que era inicialmente previsto. O acordo foi anunciado na noite de quarta-feira pela GSMA, a associação de operadoras de telecomunicações responsável por este certame.

Esta adição de mais um ano ao prazo conhecido para a realização do evento dedicado à área da mobilidade é justificado pelo cancelamento da edição deste ano, que estava marcada para fevereiro deste ano. O evento foi cancelado ainda antes da imposição de restrições apertadas à circulação em Espanha.

Este anúncio da manutenção da feira em Barcelona não se trata de um novo acordo mas sim de um prolongamento do vínculo já existente – que vigorava até 2023 -, indicou fonte do governo regional da Catalunha à agência Reuters.

O impacto económico da MWC, indica a imprensa espanhola, ronda os 500 milhões de euros, sendo que o evento é responsável pela criação de mais de 14 mil empregos temporários. Entre 24 e 27 de fevereiro – data marcada para a realização do evento em 2020 – deveriam passar por Barcelona cerca de 100 mil pessoas, oriundas de cerca de 200 países.

Logo no arranque do mês de fevereiro, várias marcas do setor da tecnologia decidiram retirar a presença do evento, justificando esta decisão com preocupações com a segurança de empregados, parceiros e possíveis clientes. Devido à grande quantidade de pessoas que partilham o mesmo espaço durante o evento e à existência de stands com produtos disponíveis, manuseados por milhares de pessoas ao longo dos dias do evento, o MWC acabou por ser cancelado ainda na primeira quinzena de fevereiro. Várias marcas optaram por manter as datas de lançamento de produtos, preferindo assegurar os anúncios através de eventos online.

Mobile World Congress cancelado devido ao coronavírus