Publicidade Continue a leitura a seguir

Acha a sua password infalível? Reveja as definições com estas dicas

Nesta galeria, encontra algumas dicas para manter a sua password mais segura | O ideal é que escolha uma password que combine caracteres maiúsculos e minúsculos, símbolos e números. A título de curiosidade, saiba que todos os anos é revelada a lista das piores passwords do mundo, pela empresa SplashData. Em 2017, o top 5 era composto por '123456', 'password', '12345678', 'qwerty' e '12345'. Clássicos como 'letmein' ou 'welcome' também não foram esquecidos. Menção honrosa para 'dragon', que também conquista os utilizadores.
Não use a mesma password para tudo: convém saber que não é boa ideia usar a mesma password para todos os acessos (email, Facebook, Netflix e afins). Se for possível, opte por combinações diferentes. Segundo a empresa de segurança Keeper, 60% das pessoas utilizam a mesma password para tudo. E, adivinhe, os hackers também conhecem esta estatística.
Autenticação de dois factores: em vez de fazer o acesso apenas através da password, com este tipo de autenticação acrescenta mais 'camadas' de segurança aos acessos. No Gmail, por exemplo, uma das opções da autenticação multifatores passa por enviar uma SMS para o seu smartphone, com um código, que precisa de inserir a seguir à introdução da password. Foto: Markus Spiske / Unsplash
Há 'carteiras' para guardar todas as password. A maior parte dos browsers já pergunta se quer guardar a sua password, formando uma pequena 'carteira' de senhas. Serviços como o LastPass ou o Keeper permitem gerir as suas passwords, além de ajudar a criar passwords de forma aleatória (aumentando a segurança).
Escolha perguntas de recuperação de password difíceis: Quando estiver a fazer o registo num site, costuma existir um campo onde pode escolher uma questão de recuperação de conta. Convém que escolha uma opção que seja mesmo difícil: se escolhe a opção 'qual o nome do seu animal de estimação?' e isso é uma informação que pode ser facilmente vasculhada nas redes sociais... Se calhar é melhor repensar essa questão.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Num mundo onde as ameaças informáticas estão a aumentar, há quem continue a achar que a sua palavra-passe é infalível. Há algumas estratégias que pode pôr em prática para proteger a sua password.

Usa como estratégia para criar as suas palavra-passe ou pin datas de nascimento, casamento ou nomes de familiares? Há quem se esforce para criar uma palavra-passe que cumpra os requisitos, mas a verdade é que também os hackers conhecem essas práticas.

Por isso, uma das estratégias mais recomendadas é a de utilizar um gestor de passwords, onde muitas vezes já é disponibilizado um gerador automático de passwords. Como são aleatórias e extensas, com vários caracteres, maiúsculas e minúsculas, são praticamente impossíveis de decorar. E isso tem outra vantagem – a imprevisibilidade.

Leia também | Estas são as 15 piores passwords da Internet. A sua está na lista?

Todos os anos, é divulgada uma lista com as piores passwords possíveis. Apesar do aumento das ameaças, são muitos os utilizadores que recorrem a combinações como ‘123456’ ou até a ‘qwerty’ para aceder a serviços. Segundo o Instituto Nacional de Cibersegurança do Reino Unido, também há nomes nas listas de passwords – os mais comuns são ‘Ashley’, ‘Michael’ ou ‘Daniel’.

Outra coisa que deve evitar: reutilizar passwords. Muitos utilizadores recorrem à mesma password para aceder a vários serviços; ou então, também há quem utilize variações da mesma password. Essa também é outra prática que deveria repensar.

Leia também | Estes produtos ajudam a manter as suas passwords em segurança

Se pretende conseguir decorar a sua password, convém que este tenha pelo menos oito caracteres e que combine letras, símbolos e números, com variações entre letras minúsculas e maiúsculas. Convém ainda que escolha algo imprevisível e que não tenha qualquer tipo de ligação a si – evitar coisas como nome de familiares ou a banda favorita, por exemplo.

 

Firefox e 1Password vão mostrar se dados foram alvo de data breach