Firefox e 1Password vão mostrar se dados foram alvo de data breach

Firefox browser

Muitas vezes, há utilizadores que até têm os dados envolvidos em fugas de informação mas que nem o chegam a saber.

Para que isso não aconteça com frequência, tanto o Firefox como a 1Password estão a desenvolver trabalhos para que os utilizadores possam saber se houve acesso indevido aos seus dados.

No caso do 1Password, um serviço que permite gerir as passwords, já há uma integração da base de dados Have I Been Pwned, que permite verificar se as suas credenciais já estão na lista de utilizadores afetados. A funcionalidade é recente e recebeu o nome de Breach Reports. Desta forma, as passwords que são adicionadas ao serviço são automaticamente comparadas com a lista do Pwned.

Já o browser Firefox, também está a testar uma funcionalidade semelhante: chama-se Firefox Monitor e permite que, através do browser, possa comparar se os dados estão na tal ‘lista negra’. Quando o Firefox acabar de testar a funcionalidade, vai ser possível que milhões de utilizadores do browser.

A ideia de ambas as parcerias e testes é mesmo a de dar aos utilizadores um acesso mais facilitado para saberem se já foram alvo de acesso indevido e possam tomar as devidas medidas.

Ainda assim, o criador do Have I Been Pwned, Troy Hunt, refere no seu blog que os dois milhões de dados presentes na base de dados “são uma pequena, pequena gota num oceano”.