Publicidade Continue a leitura a seguir

Das 3,5 polegadas até aos iPhone Plus: esta é a evolução dos iPhone

O primeiro iPhone foi apresentado a 9 de janeiro de 2007, por Steve Jobs. A capacidade máxima de armazenamento ficava-se pelos 16 GB. Tinha uma câmara de 2 MP e um ecrã modesto, com 3,5 polegadas e uma resolução de 320 × 480.
iPhone 3G: a 9 de junho de 2008, a Apple atualizava o seu smartphone. A capacidade mínima de 4GB desapareceu, ficando apenas os modelos de 8 e 16 GB. Era muito semelhante ao antecessor, só que já incluía conectividade 3G e GPS.
iPhone 3GS: apresentado a 8 de junho de 2009, pertence à terceira geração do iPhone. A introdução do ‘S’ no nome marcou as edições em que a Apple fazia pequenas melhorias de performance, sem alterar muito o aspeto do telefone. A câmara foi melhorada, passando para os 3 MP, mas o ecrã manteve-se nas 3,5 polegadas. Esteve em produção até 2012.
iPhone 4: Foi apresentado a 7 de junho de 2010, na conferência WWDC. O iPhone tinha crescido no que toca a resolução (960×640). Foi também a primeira vez que se viu o ecrã Retina da Apple. Foi o primeiro a ter uma câmara frontal, para tirar partido do FaceTime da marca. Apesar de ter sido descontinuado em 2013, teve o maior tempo de vida de um iPhone, continuando acessível em alguns mercados até 2015.
iPhone 4S: apresentado a 4 de outubro de 2011, foi o primeiro telefone a não ser apresentado por Steve Jobs, que viria a morrer no dia seguinte à apresentação. Na altura, o ‘S’ no nome representaria a Siri, que foi introduzida neste smartphone. Com uma câmara com 8 MP e gravação de vídeo a 1080p, foi bem recebido pelo mercado. Foi também o primeiro telefone da Apple com 64 GB. Foi descontinuado em setembro de 2014.
iPhone 5: Foi apresentado a 12 de setembro de 2012, marcando a tradição das apresentações dos iPhone em setembro. O iPhone 5 foi o primeiro a ser desenvolvido sob a liderança de Tim Cook. Teve várias mudanças de design e também foi o primeiro a ter o conector Lightning para carregamento. Foi descontinuado em 2013, tendo o ciclo de vida mais curto de um telefone da marca.
iPhone 5S: Apresentado a 20 de setembro de 2013, mantinha o aspeto do 5, mas introduzia o TouchID, que servia tanto de botão Home como de sensor para reconhecimento da impressão digital. Tinha um ecrã de quatro polegadas.
iPhone 5C: Na mesma apresentação do iPhone 5S, foi também revelado o iPhone 5C, que ficou conhecido pela aposta na cor. Em vez de metal, recorria a policarbonato, o que o tornava mais barato. Por dentro, tinha características semelhantes do iPhone 5.
iPhone 6: A 9 de setembro de 2014, a marca apresentava uma capacidade de armazenamento maior, com uma linha que se estendeu dos 16 aos 128 GB. Mudou o design e também outras características. Pela primeira vez, a Apple apresentava também o conceito de Plus, lançando dois telefones visualmente semelhantes mas com tamanhos diferentes. Ficou célebre pelo "Bendgate", em que alguns telefones eram facilmente dobráveis.
iPhone 6S: A 9 de setembro de 2015, a Apple fazia melhorias ao iPhone 6, com a introdução deste iPhone 6S no mercado (que tinha também uma versão 6S Plus). Já conta com uma câmara de 12 MP. Teve uma primeira semana de vendas recorde, ao vender 13 milhões de unidades. Foi descontinuado em 2016.
iPhone SE: apresentado a 31 de março de 2016, continha as características de um iPhone 6, mas num telefone com um tamanho mais pequeno.
iPhone 6S: A 9 de setembro de 2015, a Apple fazia melhorias ao iPhone 6, com a introdução deste iPhone 6S no mercado (que tinha também uma versão 6S Plus). Já conta com uma câmara de 12 MP. Teve uma primeira semana de vendas recorde, ao vender 13 milhões de unidades. Foi descontinuado em 2016.
iPhone 7: Foi apresentado a 7 de setembro de 2016, juntamente com o iPhone 7 Plus. Implicou uma mudança de design ao visual da Apple e um caso que deu muito que falar: a remoção da entrada de jack de 3,5 mm. Na altura, acompanhou também o lançamento dos AirPods, os auscultadores sem fios da marca.
O 7 Plus marcou por uma câmara dupla na traseira do telefone e um tamanho próximo do Phablet, com um ecrã de 5,5 polegadas.
iPhone 8 e 8 Plus: foram apresentados em setembro de 2017 – acabaram por quase ser ofuscados pelo iPhone X, que por mais um dia vai manter-se como o flagship da marca. Já permitem o carregamento sem fios e têm muitas das características técnicas do iPhone X.
iPhone X: Pôs fim à lógica de nomeação do iPhone, passando logo para o X (dez, em numeração romana), para assinalar o décimo aniversário do lançamento do primeiro iPhone. Disse adeus ao Touch ID da marca e introduziu o notch (ou entalhe) no mercado – tendência que veio a ser copiada por várias marcas. Fez também chegar ao mercado a tecnologia de FaceID da Apple.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há onze anos que o mundo já se habitou aos iPhone. A pouco tempo da apresentação que vai aumentar a linha de telefones da Apple, vale a pena ver como tudo começou, com o iPhone original, em 2007.

O iPhone original tinha apenas 3,5 polegadas de ecrã – agora, a Apple pode vir a apresentar o maior iPhone de sempre, ultrapassando as seis polegadas, o que seria uma estreia para a marca da maçã.

Em onze anos, os smartphones da Apple não cresceram só em tamanho – as funcionalidades acompanharam a evolução tecnológica. Os ecrãs ganharam maior resolução e pormenor, as câmaras foram alvo de constante melhoria, até à introdução da lógica de câmara dupla nos telefones da marca.

Se o iPhone original foi apresentado por Steve Jobs, ainda em janeiro, há sete anos que a liderança da Apple mudou, na sequência da morte do fundador da empresa. Tim Cook assumiu as rédeas da empresa e tem vindo a apresentar os iPhone desde o lançamento do iPhone 4S, em 2011.

Leia também | Sete anos de Apple sem a liderança do icónico Steve Jobs

Se inicialmente não tinha uma data definida para as apresentações dos terminais, a partir do iPhone 5, em 2012, a empresa marca sempre as apresentações dos novos telefones para o mês de setembro.

Amanhã, prepara-se para aumentar a linha, com aquilo que tantos ‘leaks’ e rumores acreditam ser três novos smartphones: dois possíveis iPhone XS (XS e um XS Plus) e ainda um iPhone mais barato, até aqui apelidado de XC.

Percorra a galeria de imagens para ver a evolução dos iPhone ao longo dos tempos.

Leia também | Saiba o que deve esperar da apresentação da Apple desta semana