Publicidade Continue a leitura a seguir

À procura de software para o computador? Conheça estas opções gratuitas

LibreOffice: o nome já diz tudo – tem acesso a uma suite gratuita para produtividade, em alternativa ao Office da Microsoft.
WPS Office Free: para quem precisar de aplicações para escrever ou fazer apresentações, há esta alternativa gratuita. E não é a única disponível, como já se sabe.
Audacity: não é preciso ser produtor musical para tirar partido de um programa virado para o áudio. O Audacity é um dos mais conhecidos e dá muito jeito quando precisa de converter algum ficheiro de áudio, além de também permitir fazer edições muito rápidas, com cortes e colagens de som.
Paint.Net: este programa permite fazer edições rápidas em imagens. É gratuito e conta com muitas funcionalidades que vão além das do clássico Paint.
ImBatch: este software gratuito tem a vantagem de ajudar a fazer ações ‘em barda’ em imagens. Se tiver 50 fotografias e precisar de redimensionar todas as imagens, pode colocar o programa a fazer isso em todas as fotos – em vez de ser uma a uma. E há mais funções que o ImBatch pode fazer.
CCleaner: é um clássico em sugestões deste género. Para poder ver-se livre de programas ou ficheiros que estejam a tornar o seu PC mais lento, um clique no CCleaner já faz uma limpeza rápida.
Recuva: de vez em quando acontecem pequenos desastres e elimina um ficheiro de que não era suposto ver-se livre. Ou, pior, recebe um aviso de ficheiro corrompido. O Recuva não é propriamente uma varinha mágica de resolução de problemas, mas em muitos casos funciona.
LastPass: este gestor de passwords gratuito permite guardar em segurança as passwords e inclui até um gerador de senhas automático.
Lightworks: uma opção gratuita para editar vídeo. Há também uma opção paga, a Lightworks Pro, mas a versão free dá acesso a opções avançadas de edição.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há muitas opções de software e funcionalidades disponíveis para os computadores – tantas que às vezes a escolha já só depende de gosto e curva de aprendizagem. Se está à procura de software para instalar, vale a pena olhar para as opções gratuitas. 

Além da razão óbvia da poupança, também há a questão de muitas destas opções serem mais leves na hora da instalação, por exemplo.

Se antes o software gratuito era bastante limitado, funcionando apenas como uma espécie de teste antes de se instalar a versão paga de qualquer software, agora as coisas já não funcionam bem da mesma forma. Já há quem aposte nos modelos gratuitos simplesmente como uma forma de dar mais opções aos utilizadores, com funcionalidades mais avançadas.

Leia também | Personalize o seu smartphone Android com estas 11 aplicações

Na galeria de imagens, vai encontrar sugestões para as funções mais básicas que costumamos fazer nos nossos computadores: produtividade (processador de texto, apresentações, folhas de cálculo, etc), edição de imagem e vídeo e até manutenção do computador.

Percorra a galeria de imagens acima para ver algumas das opções disponíveis.

Leia também | Seis alternativas (legais) para ver filmes e séries além da Netflix