Publicidade Continue a leitura a seguir

Sete dicas para não ser enganado nas compras online

Atenção às reviews: não vale a pena confiar só em reviews cinco estrelas ao vendedor. Sites como o Fakespot, permitem rapidamente descobrir quem é que são os campeões da reviews falsas. Basta inserir a ligação do produto e o site dá automaticamente uma nota. Desconfie sempre de quem vende muito e tem só reviews de cinco estrelas: haverá mesmo assim um produto tão perfeito?
Extensões para browser ajudam na decisão: além do Fakespot, há mais sites que ajudam a verificar a veracidade e qualidade dos produtos. Pode utilizar uma extensão de browser para isso se tornar mais fácil – o Fakespot tem extensões para Chrome, Firefox ou Safari.
Outra opção: o ReviewMeta. Aqui a ideia é diferente. Enquanto o Fakespot lhe dá uma nota que mistura a reputação do vendedor e a do produto, de A a F, o ReviewMeta analisa a “naturalidade” das reviews, calculando uma percentagem de confiança.
Não confiar apenas num dos métodos: informação é poder e uma dupla verificação antes de comprar alguma coisa online dá sempre jeito. Por vezes, os resultados do Fakespot e do ReviewMeta vão ser demasiado diferentes. Faça mais alguma pesquisa quando isto acontece e analise atentamente aquilo que quer comprar.
Faça uma pesquisa atenta à reputação do vendedor: além das notas aos produtos, há também sites, como a Amazon, onde consegue encontrar uma avaliação da reputação do vendedor. Explore também se há respostas a questões dos clientes neste campo – pode ser um indicador de que, em caso de problema, receberá ajuda depois da compra.
Atenção aos preços: por vezes, é possível comprar coisas mais baratas online, é certo. Mas há sempre que desconfiar quando um produto está muito abaixo do preço habitual. Verifique também se há portes grátis ou se os valores de envio não custam mais do que o produto em si.
Recorra ao camelcamelcamel.com: este site analisa as variações de preços de vários produtos online. Desta forma, consegue perceber se está realmente a fazer uma boa compra ou se ainda vale a pena esperar para conseguir comprar mais barato. Para Portugal, também pode usar o KuantoKusta.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há descontos e oportunidades que parecem boas demais para ser verdade? Bem, é porque provavelmente não são verdade. Com tantas lojas online, há algumas ferramentas que pode usar para não ter surpresas ao receber encomendas. 

A primeira dica é lógica: aplique o seu bom senso. Artigos inspirados em marcas de luxo não vão, certamente, ser tão bons quanto o original. Se sabe o preço habitual de determinado produto, seja de que categoria for, e vê uma oportunidade muito mais barata, fora de alturas como a Black Friday ou a Cyber Monday… convém desconfiar.

Há determinadas ferramentas, como o KuantoKusta a nível nacional ou o Camelcamelcamel.com a nível internacional, para poder comparar variações de preços e perceber se é mesmo uma boa aposta ou não.

Leia também | Saiba onde comprar produtos da Apple muito mais baratos

Também convém estar atento à reputação do vendedor e à forma como responde aos comentários e dúvidas de outros consumidores online.

Há também ferramentas que lhe permitem perceber se todas as reviews cinco estrelas que vê associadas a determinado produto são verdadeiras ou se será preciso desconfiar daquilo que está a ver.

Leia também | Vai comprar um smartphone novo? Não cometa estes erros

Percorra a galeria de imagens para ficar a conhecer algumas destas dicas.

Os melhores smartphones Android que pode comprar